Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

terça-feira, 3 de março de 2015

A discórdia:

Nunca em Freamunde uma “pequena” obra deu tanta celeuma como a que está a acontecer no centro de Freamunde, mais precisamente no Largo de S. António até Xistos. É o derrube das árvores, que deviam ser doadas à Comissão de Festas Sebastianas, dizem uns, outros que as árvores não estavam podres, que o seu derrube foi um atentado à Natureza e ao Ambiente. Respeito as ideias. Também devia ser respeitado quem tomou tal resolução que de certeza foi estudada para o seu abate.
Quem está à frente dos desígnios da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Freamunde só quer o bem dos seus munícipes. Compreendo as críticas. Mas se não houvesse obras de benefício em Freamunde não havia tanta crítica.
Nos últimos quatro anos que nada se fez, pelo contrário, se desfez, não vi no facebook tanta crítica. Com isto não quero duvidar do seu Freamundismo. São tão Freamundenses como eu e tantos como eu que tem outro ponto de visto. Mas podiam esperar pelo acabamento das obras e caso não sejam do seu agrado nas próximas eleições façam valer nas urnas o vosso descontentamento.
Agora uma coisa é certa. Nunca em Freamunde se viu tanta azáfama para o seu embelezamento. São os funcionários da Junta que a Junta de Freguesia de Freamunde foi requisitar ao Centro de Trabalho e Emprego, são os funcionários da Câmara que nunca foram solicitados para efectuarem certos trabalhos - estes iam direitinhos para os empreiteiros - sendo que hoje está visto que são prestáveis para efectuarem esses trabalhos.
Pode no início não ficar tão bem feito como o dos empreiteiros. Mas como em tudo tem de haver um início. Uma criança quando nasce não vem logo a andar. É preciso dar tempo ao tempo. Mas com isto o que não se poupa. Esta poupança, quanto a mim, dá para beneficiar todo o concelho com obras de beneficiação. Quase que aposto, o dobro contra singelo, como é isso que vai acontecer.
A razão deste meu texto é para alertar os Freamundenses como devemos estar unidos quando é para nosso benefício. Para nos detestar já basta quem é de fora de Freamunde. Ou não se têm apercebido do mal que nos querem. Ainda na última assembleia da Câmara Municipal houve um elemento do PSD que disse que o Presidente da Câmara só tinha olhos para os três EFES, que são Freamunde, Ferreira e Figueiró.
Como se sabe estas três freguesias são as únicas que pertencem ao PS. Por isso o seu descontentamento. Preferia que estivessem sobre o domínio do PSD para fazer o que queriam. E é aqui que fico alarmado por haver Freamundenses a terem igual atitude.
Defendam o vosso torrão que pessoas como Brigadeiro Alves de Sousa, Armando Oliveira, Arnaldo Brito, Padre Castro, Abílio Barros e tantos outros o fizeram para que esta terra seja o que é hoje: de cultura, de trabalho e de paz.

Termino com estes versos do Rodela.

Bairristas de Freamunde

Sou filho da semente das noitadas
e cheiro ao galinhaço dos capões
atiro mel às novas gerações
para que elas me sigam as peugadas!

Dizem que ser bairrista é doentio
sendo assim considerem-me um doente,
porque eu amo esta terra e esta gente
e tenho frio se ela tiver frio!

Minha mãe onde estiver se me ouvir,
obrigado por cá me vir parir!
Que este poema vá ser o mensageiro

desta minha alegria, grande amor,
e a transformar-se venha numa flor

                do tamanho de Freamunde inteiro.                

4 comentários:

  1. meu caro o seu freamundismo nao e maior que o meu. andou o senhor e toda uma lista a apregoar aos sete ventos pela democracia e pela transparencia e essa obra esta a dar tanta polemica porque nao foi explicada a ninguem nao foi aprovada por nenhuma assembleia e ninguem sabe qual o objectivo. deixe-se de atirar areia para os olhos das pessoas isso e o que fazem os politicos. viu o projecto da obra? os freamundenses nao. mas o presidente da camara a 02/02/2015 aprovou Requalificação do Largo de Sto António - Freamunde, ate a data nem presidente da camara nem da junta nem nada a mostrou. isto e democracia e transparencia? quanto as arvores, so uma estava doente e o resto foi abaixo porque alguem achou que devia de ir, o resto sao tretas e explicacoes de meia tigela. mas isto ainda nao acabou, quando acabar vai dar mais que falar, vamos ver o resultado ja que ninguem mostra nada antes, vamos ver estradinhas e vielas ainda a dar muito que falar no futuro. freamunde e dos freamundenses e nao e dos britos de carvalhosa, e mais não digo. paulo matos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo Matos:
      Tenho as minhas opiniões e transmito-as com toda a frontalidade. Não devo favores políticos e nem sou filiado no PS nem em partido nenhum. Espero enquanto viver ter este sentido de vida. Não sofro de azia. Se vir os meus textos elogio quando são de elogiar e crítico quando são de criticar. Fi-lo com a anterior Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Freamunde.
      Ao contrário, outros só se lembram de criticar quando são oposição. De qualquer maneira recebo o seu comentário porque entendo que a crítica é livre. Quando as obras estiverem concluídas falamos. Se tiver que dar a mão à palmatória dou-a. Mas parece-me que será o senhor que vai fazer isso.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Manuel Pacheco:
    nao sou filiado em nenhum partido mas vivo freamunde e todos somos livres de ter opiniao. nao sou contra a obra porque nao sei que obra vai ser. sou contra e nao saber o que esta a ser feito bem ou mal deveria freamunde saber. quanto aos restantes reparos que faz respondo na mesma moeda. so estranho as pessoas que foram eleitas democraticamente nao dizerem nada e o seu blog as vir defender. dar a mao a palmatoria era algo que servia de castigo aos alunos quem assumiu o papel de director se acha que freamunde merece castigo por querer saber o que ele anda a fazer e porque e um mau director. paulo matos

    ResponderEliminar