Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Os três efes:

Quem lê esta frase leva-a para os tempos da outra “senhora” em que correspondia Fátima, Fado e Futebol. Também ao lê-la no jornal Verdadeiro Olhar fiquei com a sensação que era a isso que o deputado da Assembleia Municipal de Paços de Ferreira, José Luís Costa, deputado do PSD se estava a referir. Mas nada mais que pura ilusão minha.
Estes três efes na boca do deputado José Luís Costa refere-se a Freamunde, Ferreira e Figueiró e que Humberto Brito só tem olhos para elas. No que diz respeito a Ferreira e Figueiró os seus munícipes se julgarem oportuno que contestem.
No que diz respeito a Freamunde, José Luís Costa demonstra como estava habituado a que Freamunde ficasse no esquecimento como nos trinta e sete anos de governação Social-democrata. Tudo para Paços de Ferreira e nada para Freamunde. Só que em democracia o povo tem voz. E, foi o que aconteceu. Por isso Humberto Brito, Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, resolveu olhar para outras freguesias que sofreram o abandono por parte da Câmara Municipal.
E, deputados como José Luís Costa com as afirmações que tem só demonstram a raiva a Freamunde. Mas Freamunde é uma terra pacífica e boa para viver. Pelos seus próprios pés soube amealhar o bom viver, criar associações e instituições de caracter cultural ao serviço da população do concelho de Paços de Ferreira. Por isso jubila-se das instituições que passo a citar: Clube Caça e Pesca; Rancho Folclórico; Clube Ornitológico; Centro Escolar; Secundária; Centro Infanto-juvenil António Freire Gomes; Grupo Teatral Freamundense; Associação Pedaços de Nós com vários grupos entre eles Big Band, Castanholas, Laços de Nós, Teatro, Poesia, Percussão, Reflexão e Saudade; Bombeiros Voluntários; AJAF; CTT; GNR; Posto de Saúde; Festas como S. António, Senhor e Senhora, Senhora da Conceição, Santa Luzia e Sebastianas; feiras quinzenais que cada vez estão a ter mais concorrência; Banda Musical de Freamunde, fundada em mil oitocentos e vinte e dois; S. C. Freamunde que tem um complexo desportivo de meter inveja e com centenas de jovens a receber formação em que alguns deles ingressaram noutros clubes de maior projecção.
Por tudo isto é que o senhor José Luís Costa tem inveja. Por isso é que os senhores perderam a Câmara Municipal. É que quando se olha só para o umbigo perde-se a noção do resto do corpo.
Não é o que está acontecer com Humberto Brito. Olha por todo o concelho e dá mais prioridade às freguesias de maior relevo. E Freamunde comparado com as restantes é a mais desprezada. É a que tem mais população e indústria e nada disto o PSD teve em consideração. Se colaboramos para as finanças concelhias com o maior bolo temos que ter melhor atenção. Não sendo assim mostramos o nosso desprezo por quem nunca olhou para Freamunde. Freamunde não precisa de andar a mendigar. Quer o que é justo. E se não sentir isso senhor José Luís Costa peça para que Freamunde não pertença ao concelho e se torne independente.
Pode crer que até lhe erigíamos uma estátua no centro de Freamunde. Mas isso o senhor não quer. Na assembleia municipal de segunda-feira Humberto Brito disse se os senhores não estão bem com a governação deste executivo que proponham uma moção de censura e o derrubem.
Mas isso os senhores não têm coragem. Sabem que voltavam a perder e por uma margem maior. Ou entende ou é favorável ao que a Câmara a que o senhor pertenceu mais a Junta de Freguesia de Freamunde pertencente ao PSD que só destruiu o que um vosso Presidente da Câmara, Arménio Pereira, fez no Centro Cívico de Freamunde. Além de destruírem as Lojinhas e quartos de banho ainda tiveram que indemnizar os seus locatários, os quais com as indemnizações compraram lojas noutro sítio.
Quatro anos sem haver uma assembleia de freguesia. Nesse mandato mandaram destruir o Lago e Fonte Luminosa que era a jóia da coroa do Centro Cívico de Freamunde. Era assim que o senhor José Luís Costa gostava de ver Freamunde? De certeza que sim. Por isso é que actuações como a do senhor levaram a que fossem arredados dos destinos da Câmara Municipal. É que Freamunde elegeu uma Presidente de Junta, embora de pouca estatura física, mas de grande estatura bairrista, não dá tréguas ao Presidente da Câmara, Humberto Brito.
Vão dizendo que Humberto Brito só tem olhos para os três efes e vão ver o que lhes acontece numas próximas eleições. Deixe-se de ter inveja de Freamunde por que Freamunde passa bem sem o senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário