Uma ignorância absoluta deste António Campos, cidadão com bastantes telhados de vidro relativamente à ampliação da sua fortuna agrária, de minifúndios pela Beira, a partir de Oliveira do Hospital, como engenheiro agrónomo e Secretario de Estado do Fomento Rural /de Mário Soares.
Umas de maior importância que outras. Outrora assim acontecia. É por isso que gosto de as relatar para os mais novos saberem o que fizeram os seus antepassados. Conseguiram fazer de uma coutada, uma aldeia, depois uma vila e, hoje uma cidade, que em tempos primórdios se chamou Fredemundus. «(Frieden, Paz) (Munde, Protecção).» Mais tarde Freamunde. "Acarinhem-na. Ela vem dos pedregulhos e das lutas tribais, cansada do percurso e dos homens. Ela vem do tempo para vencer o Tempo."
Rádio Freamunde
https://radiofreamunde.pt/
segunda-feira, 2 de dezembro de 2024
ANTONIO CAMPOS o dito irmão de Mário Soares. Entrevista ao Jornal PUBLICO de ontem:
Fortuna que lhe foi proporcionada...por cidadãos ditos "democratas" levados ao pedestal de fundadores da democracia.
A entrevista de ontem ao jornal PUBLICO é reveladora de como, com a capa de antifascista diz dos maiores disparates, mente e calunia, com o chapéu de chuva de verdadeiros antifascistas como Cunha Leal,Henrique Barros,Salgado Zenha,Orlando de Carvalho,Tito Morais,Ramos da Costa e outros.
Um verdadeiro vaidoso "sabichão das dúzias" com as suas "boas" memórias" dos actuais 86 anos narra "coisas" inauditas.
Tais como . Diz ele:
-"Mário Soares não acreditava na cultura democrática do povo português" mas acrescenta "queria ele e Campos eleições livres" e depressa para chegarem ao poleiro, digo eu.
E pergunto : - para estes senhores alcunhados de "fundadores da democracia" o que é ter ou não ter o próprio povo cultura democrática????
Vejam bem a contradição o "POVO" não sabe o que lhe faz falta? O POVO não sabe o que é democracia mas sabe que é vilipendiado e maltratado pelos sabichões burgueses...(muito cultos e conhecedores da dita cultura democrática) ...que se arrogaram sempre de falar por eles? Como se esta cultura não emanasse da vontade e desejo do POVO?
É significativo da cultura democrática (deste sábio) e interessante como este António Campos tem o desplante de dizer coisas como estas :
- CERCO DA CONSTITUINTE : Pinheiro de Azevedo no seu gabinete de primeiro ministro terá declarado "" Eu resolvo aquilo. Mando levantar um avião e atirar aí uma bomba e rebenta-se com aquela porcaria toda e a manifestação desaparece""
-PORTO e LISBOA : "tínhamos conseguido tirar o Corvacho e pôr o Pires Veloso na região militar do Porto..." e " Vasco Lourenço vai dirigir a ...de Lisboa"
-ARMAS :" Tinham-nos distribuído algumas armas"... "Foi o General (Galvão) "Figueiredo que nos distribui algumas armas" ..." O Edmundo Pedro é que ficou com as armas "..."vieram algumas para Coimbra"... "O Edmundo é apanhado quando a 26 de Novembro ía entregar as armas O Eanes não o defendeu e o Edmundo esteve preso indecentemente. Uma grande malandrice do general Eanes."
-ASSOCIAÇÃO SOCIALISTA/PARTIDO SOCIALISTA : "a organização do Partido" (já fundado em 1973) "começa muito a sério depois do 11 de Março". "Mário Soares chega ao pé de mim dizendo vamos a funeral do soldado Luís. Era um tipo que tinha sido morto no RALIS. Nós não tínhamos feito a tropa. Não distinguíamos um sargento de um general." No funeral acrescenta Campos "E agora como tratamos estes tipos?"..."Olha só sei uma coisa os de branco são almirantes: os outros se tiverem coisas nos ombros são generais..."
Reparemos nesta história macabra. O "tipo" os "tipos", assim o ricalhaço Campos ,com pesporrência e desdém, trata os militares que lhe abriram as portas da Liberdade...para poder confessar hoje "baboseiras..." Os cidadãos militares de soldado a general são os tipos...na grassa tipologia de Ant.Campos, o sabichão democrata e braço direito de MS, fundador da cultura democrática,!!!!
- MILITARES INCULTOS? Campos atinge o "orgasmo" ao afirmar, como sublinha o douto jornalista, em caixa alta mas a vermelho:
"Tirando MELO ANTUNES e VITOR ALVES, os militares não tinham cultura politica. Lembro-me do que Mário Soares me contava das reuniões com o Ramalho Eanes e da ignorância politica de Eanes.
Avaliar a cultura politica dos militares pela então (1975) cultura de Eanes é a forma tida como séria (?) como este senhor analisa e trata mal a história de acontecimentos notáveis e complexos.
Estão a ver. Povo sem cultura Democrática e Militares sem cultura politica estava aberto o caminho para a DEMOCRACIA dos académicos " cultos/cultíssimos ou cultérrimos " na defesa dos seus ancestrais privilégios...como verificamos hoje 50 anos depois
Dos militares de Abril (da Armada, Exercito e Força Aérea) verdadeiramente fundadores da DEMOCRACIA , listarei e por defeito, umas dezenas de militares cultos e de suficiente e/ou bastante cultura politica... a começar por Varela Gomes ,Pedroso Marques, Eugénio de Oliveira e Hipólito dos Santos...do golpe de Beja. Mais e ainda Luís Calafate, Moleirinho do Carmo, Costa Estorninho, Marcelino Marques dos anos cinquenta e sessenta. E ainda os mais antigos Henrique Galvão,Vasco Gonçalves, Vasco Santos,Nápoles Guerra,Ataíde Banazol,Vicente da Silva,Ribeiro Simões,Arnão Metello,Conceição e Silva, Artur Beirão,Sanches Osório,Garcia dos Santos, Vitor Crespo,entre outros .
Mais ligados ao 25 de Abril temos ,entre outros, Ramiro Correia, Martins Guerreiro, Mendes Morais,Bouza Serrano, Miguel Judas,Pedro Lauret,Manuel Begonha,Lobo de Oliveira,Rosário Dias,Monteiro Valente,Gertrudes da Silva,Delgado da Fonseca,Campos Andrada,Mario Tomé,Matos Gomes,Jorge Golias,Pinto Soares,Luis Macedo,Teofilo Bento,Alfredo Moura,Borges Correia, Costa Neves.Jorge Alves,Domingos Pereira,Barbosa Pereira,Santos Silva,Costa Martins,Ferreira da Silva,Maia e Costa ....
Eu próprio desenvolvi, até hoje , sozinho ou com um grupo especial de amigos académicos antifascistas, a minha cultura politica desde 1959. Tenho escritos e prémios desde os anos sessenta...Sabe-o quem me conhece!
Destes Militares empenhados numa verdadeira democracia sobram ainda outros que me terei esquecido...São libertadores quase todos humildes e sem palco , tão ou mais cultos politicamente ou com a referida cultura politica do que Melo Antunes e Vitor Alves.
Por isso ,repito: Avaliar a cultura dos militares pela real pouca cultura de Eanes,na ocasião..como este oportunista e elitista Antonio Campos afirma que Mário Soares lhe terá dito(?) ... é confundir a estrada da Beira (para as propriedades do engenheiro) ou para Alcains de Eanes ou para a Lousa de Lourenço ,com a beira da estrada.
LAMENTÁVEL.
Manuel Duran Clemente Lx.2 de Dezembro de 2024.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário