Umas de maior importância que outras. Outrora assim acontecia. É por isso que gosto de as
relatar para os mais novos saberem o que fizeram os seus antepassados. Conseguiram fazer de uma coutada, uma aldeia, depois uma vila e, hoje uma cidade, que em tempos primórdios se chamou Fredemundus. «(Frieden, Paz) (Munde, Protecção).» Mais tarde Freamunde. "Acarinhem-na. Ela vem dos pedregulhos e das lutas tribais, cansada do percurso e dos homens. Ela vem do tempo para vencer o Tempo."
Rádio Freamunde
https://radiofreamunde.pt/
sexta-feira, 9 de dezembro de 2022
Freamunde celebra centenário do nascimento de Fernando Santos:
Grupo Teatral Freamundense relembra criador ao longo de 2023
Fernando Santos completaria hoje 100 anos de vida
A cidade de Freamunde assinala hoje o centenário do nascimento de uma das mais relevantes figuras da sua cultura. Homem do teatro, ator, encenador, mas também jornalista e escritor, Fernando Santos nasceu no Porto a 9 de dezembro de 1922 e faleceu, aos 82 anos, a 20 de outubro de 2005.
Criado no meio teatral por influência paterna – de quem adotou o pseudónimo de Edurisa Filho – foi na qualidade de encenador do “Grupo de Modestos” do Porto que veio a Freamunde atuar, a convite de António Pereira da Costa, que era então o presidente da Associação de Socorros Mútuos Freamundense. Gostou da então Vila de Freamunde e da filha do seu anfitrião, D. Brazinda Pereira da Costa, com quem viria a casar. E para Freamunde se mudou, assumindo o lugar de sócio gerente da Fábrica do Calvário, propriedade de seu sogro.
Na Vila impulsionou a fundação do Grupo Teatral Freamundense (GTF), do qual foi diretor, ator, encenador, e tudo o mais o que o teatro lhe exigiu. No dia 22 de Dezembro de 1963, data da fundação do GTF, estava concluída a opereta «Gandarela», documento histórico dos costumes da terra, de cariz popular e que rapidamente se tornou num enorme êxito. É reposta em cena de dez em dez anos e será com ela que se encerrarão as comemorações do centenário, em dezembro de 2023.
Homem multifacetado do teatro – da escrita à adaptação de textos e encenação – não ficou por aí o seu talento. Adotando a vila como terra sua, publicou algumas das suas obras em livro e diversificou a produção cultural, tornando-se uma referência cultural de Freamunde.
GTF promove um ano de teatro em sua homenagem
De forma a assinalar o centenário de Fernando Santos, o Grupo Teatral Freamundense preparou um programa de celebrações. “Pelo Homem, pela sua obra, pelo seu legado, pela sua marca cultural, pelo Teatro, por Freamunde, celebraremos o seu Centenário durante um ano, com muito Teatro!
Um Festival de Teatro com o Seu Nome – «Fernando Santos, Edurisa Filho».
Em 2023, traremos a Freamunde pelo menos uma peça de teatro por mês de um grupo diferente, terminando em Dezembro de 2023 com mais uma reposição da Opereta Gandarela, pelo seu GTF!”
A Cerimónia de abertura das Comemorações, terá lugar esta sexta-feira (9 de Dezembro), pelas 21.30h, no auditório da Associação de Socorros Mútuos Freamundense.
A Peça «A Nossa Cidade», escrita em 1938 por Thornton Wilder, foi encenada e interpretada pelo GTF em 1976, na cidade de Tomar. O célebre programa «TV Palco» de Igrejas Caeiro deu-lhe o destaque nacional, que aqui recordamos via «Arquivos da RTP».
Sem comentários:
Enviar um comentário