Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Quem avisa amigo é:

Lá diz o povo na sua soberba sabedoria. E eu com a minha pouca vou lembrando às hostes os meus percalços que com o mau tempo está a surgir. O recinto onde se realizam as feiras quinzenais de Freamunde era para há muito ter recebido beneficiações no pavimento, ou seja, no chão de terra batida. Acontece que o Setembro está a chegar o que quer dizer que o Outono está à porta. As feiras quinzenais há para aí uns dois anos que são naquele recinto.

Na altura recebeu um saibro pois ali é um local de muita água mas desde aí mais nada. Nem sinalização a demarcar os lugares que estão reservados aos feirantes. Todos os quinze dias, véspera da feira, tem de ali ir dois funcionários da Junta de Freguesia remarcar os lugares com uma fita plástica vermelha e branca. Chega a ser caricato. Não sei qual é a intenção mas para mim é a lembrar as Feiras Medievais.

A Câmara Municipal há tempos atribuiu à Junta de Freguesia de Freamunde a importância cobrada pelo terrado. Nessa altura quem marcava o terreno e cobrava a importância do terrado era a Polícia Municipal assim como a sua segurança. Acontece que há uns tempos para cá não aparece ninguém tendo que ser a Junta de Freguesia a desempenhar essas funções. Foi garantido posteriormente à Junta de Freguesia que continuaria a Polícia Municipal a arcar com essas funções. O que é certo isso deixou de acontecer.

Como ia dizendo que com o Inverno à porta a chuva vai aparecer o que quer dizer que ninguém se vai aventurar a ir fazer compras à feira. Só se for de galochas. Se é que os mercadores vão ali comparecer. É que não havendo mercadores não há feirantes. E não havendo feirantes não há dinheiro para pôr a feira a funcionar. E o que advém daí. Mais crise para Freamunde. Já estamos a perder tradições e parece que alguém quer que percamos mais.

Por isso entendo que a Câmara Municipal de Paços de Ferreira tem de estar atenta a estas situações que com o tempo pode-se tornar em contratempo.

Se o terreno é cedido por um tempo indeterminado vale a pena arriscar ali com obras – ontem já era tarde – para dar outro valor ao recinto. Até sugiro.

Porque não se vão buscar as pedras que existiam na Praça e ali colocá-las? Dava um aspecto de mercado antigo o que embelezava o local. Até vou mais longe.

Com as traves de madeira Riga que ali existia dava para suportar o telhado quer fosse em folha ou em telha para servir de coberto a feirantes e a mercadores.

Senhor Presidente da Câmara, Humberto Brito, vá pensando nisso que quanto a mim os Freamundenses merecem.

Deixe obra em Freamunde para um dia ser lembrado como o melhor Presidente da Câmara Municipal que passou por Freamunde.

Quem avisa amigo é!

Sem comentários:

Enviar um comentário