Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Que terra é esta:


Freamunde passou a cidade a dezanove de Abril de dois mil e um. Fui dos que sempre disse que mais vale uma bonita vila do que uma feia cidade. Uma grande parte dos Freamundenses sabem que nos tornaram cidade para nos calar quanto ao anseio de sermos concelho. Há alguns Freamundenses com culpa no cartório. Sempre estiveram ao serviço de Paços de Ferreira nunca querendo saber do progresso de Freamunde. De tanto menosprezar Freamunde, Freamunde está como está.
Há alguns comentaristas hoje em dia com críticas à actual Junta de Freguesia de Freamunde mas não movendo uma palheira para sairmos deste marasmo. Interessa-lhes bater na cria mas não na mãe da cria. Se não vejamos.
No concelho de Paços de Ferreira há duas cidades: Paços de Ferreira e Freamunde. Das dezasseis freguesias que compunham o concelho, àquela data, todas têm sede de junta de freguesia. A única que não tem é Freamunde. Para Freamunde ser possuidor de GNR teve que se inventar um Posto para a mesma. O que se fez e é do conhecimento público: tirou-se a Junta de Freguesia da sua sede e deu-se esta à GNR para ali montar o seu Posto e a Junta de Freguesia passou para a Casa da Cultura mas com a intenção de ser temporariamente. Já lá vão uns anos e isto continua a acontecer: sem sede própria para a Junta de Freguesia.

Há uns anos atrás foi assinado um despacho entre a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Junta de Freguesia de Freamunde e Secretário de Estado da Administração Interna, para a cedência das antigas Escolas Primárias de Santa Cruz passarem a ser o Posto da GNR. Andaram-se a fazer umas beneficiações mas foi para os ratos terem melhores condições de habitabilidade. Julgo que o contrato ainda se encontra de pé. Metade daquele edifício rumou a Sede da Banda Musical de Freamunde, o que acho acertado, mas a deslocação do Posto da GNR não se fez. Assim sendo Freamunde continua sem Sede de Junta de Freguesia. Vale-se da Casa da Cultura. Até quando?

Sabe-se que um dos intuitos da Câmara Municipal de Paços de Ferreira para o ano que vem é a construção de um Quartel, no Parque Urbano daquela cidade, para a Polícia Municipal. Não discuto o merecimento. Discuto sim a ocasião. Então se Freamunde está há anos à espera que lhe resolvam a situação da sua Sede de Junta de Freguesia e as primeiras medidas, quanto a obras desta Câmara, é a construção do Quartel para a Polícia Municipal! Que tratamento é este da Câmara Municipal de Paços de Ferreira para com Freamunde!
Onde está o protesto das gentes de Freamunde? É só para dizerem mal desta Junta! Vamos mas é protestar contra as atitudes da Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente.
Que olhe para Freamunde porque andamos há anos a sermos menosprezados e não queremos continuar a sê-lo. Da outra Câmara pouca crítica fiz porque nunca me senti enganado. Nunca votei neles porque sabia ao que vinham. Agora desta estou a sentir-me enganado porque votei nela.
Por isso a minha crítica e o meu desaforo: que terra é esta. 

2 comentários:

  1. Em paços de ferreira devia de haver a umbanda e quimbanda da religião espiritual afro brasileira isso era muito bom.

    ResponderEliminar
  2. Significado da palavra macumba.

    Na quimbanda usa-se palavra macumba e na umbanda também, mas macumba tem 2 sentidos, na 1º visão macumba são feitiços para abrir os caminhos da vida por exemplo prosperidade, Limpezas astrais, magia da cura para entidades espirituais que são chamados de orixás , são todos os rituais do bem pra sim dizer etc..., e na 2 visão, macumba é um instrumento de musica africana e no Brasil também .


    O nome macumba não é nada de errado atenção.

    ResponderEliminar