Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

domingo, 11 de janeiro de 2015

Freamunde e a sua cultura:

Desde tempos primórdios que Freamunde é catalogada como terra da cultura. Por isso é fácil ver as suas colectividades ou associações a prestarem serviço às várias populações do concelho e outras localidades fora dele. Os seus espectáculos são um primor, elogiados e admirados por quantos o assistem.
Fora isto Freamunde parece odiado pelas várias Freguesias do concelho. Mas não há razão para isso. Como disse somos um povo de cultura e culturalmente um povo evoluído e por isso devemos ser superiores a esses ódios. Quando precisam de algo sobre cultura a porta a que batem é Freamunde. E não é por acaso que a Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós tem sido pau para toda a colher. Porque nestes momentos as freguesias do concelho não se viram para Paços de Ferreira e pedem a sua colaboração na cultura? Simplesmente porque não a têm.
Mas a Câmara Municipal, mais a outra que esta, no que concerne a estar à altura das colectividades ou associações de Freamunde nada responde. De vez em quando dão um pequeno rebuçado para nos sossegar. Faz-me lembrar a criança que quando chora lhe põem açúcar na chupeta para a calar. Quando o açúcar devia de ser uma casa de espectáculos em Freamunde. Não se fez em tempos em que tínhamos como responsáveis pessoas de Freamunde muito menos vamos ter agora. Mas para se fazer um quartel para a Polícia Municipal não se olha a gastos e aqui a Câmara não sente o endividamento. Como se o quartel fosse uma necessidade grande. Tem instalações e nelas podem continuar. Se há marginalidade e vândalos que deterioram o Parque de Lazer de Paços de Ferreira o mesmo acontece com o de Freamunde mas para com este a Câmara Municipal não se interessa. Porque não pôr a Polícia Municipal a fazer turnos de noite? Não se quer gastar em horas extras mas para se fazer o quartel já se pode gastar à tripa forra.
Continuem a desprezar as colectividades e associações de Freamunde. A oposição ao Partido Socialista e à Câmara Municipal agradece. Continuem a convidar as colectividades e associações de Freamunde e continuem a dar-lhe o pequeno rebuçado que elas acabam por definhar e a oposição continua a agradecer. Continuem a fazer obras em Paços de Ferreira e esqueçam Freamunde que mais tarde os Freamundenses dão-lhes desprezo.
Por todo o exposto só me resta elucidá-los: Dêem tiros nos pés e na cultura Freamundense que Freamunde numas próximas eleições vai-vos dizer em quem vai votar.       

1 comentário:

  1. Plenamente de acordo! Esse ódio é Freamunde é incompreensível, o concelho deve quase tudo a esta freguesia menosprezada. Foi neste território odiado do magnifico concelho de P.Ferreira que nasceu a primeira banda, o primeiro clube de futebol, a primeira e única grande festividade popular, o primeiro grupo de teatro... etc, foi neste local asqueroso que nasceu o prato gastronómico que dá nome à região, e fez e continua a fazer a grande e única feira dos capões! Podia continuar a contar os feitos do povo de freamunde, mas avanço para o final dizendo: que com o reinado do PSD/PS , Freamunde foi dizimado e até o seu povo baixou os braços! Freamunde caminho no trilho que os politicos traçaram, e que o seu povo já não consegue sair de tanto atado que está! Viva Freamunde! Ficarás para sempre na nossa Memória! - RC

    ResponderEliminar