Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Freamunde parou no tempo:

Infelizmente é verdade. Ouço esta frase quase diariamente. No café que frequento e em grupo de amigos. E sou obrigado a concordar. Sei que me dizem isto com o intuito de escrever um texto no facebook ou no meu blogue. É isto que neste momento faço. Mas não posso deixar de ressalvar a Junta de Freguesia de Freamunde e Câmara Municipal de Paços de Ferreira que neste momento nos governam. Não têm culpa da situação que recebera. Mas não por muito tempo.
Que não tenham o mesmo tipo de acção que tiveram os anteriores. Deixaram Freamunde parado no tempo. Aliás, ainda o puseram pior. Depois de darem cabo do centro cívico, destruição das lojinhas e lago, ainda criaram um pequeno mausoléu que neste momento serve de abrigo a ratos e demais insectos. Refiro-me ao quiosque. Foi ali gasta uma pipa de massa.
Hoje qualquer visitante que visite o centro de Freamunde fica admirado com tal abandalhamento. Digo isto com comiseração. Quem me dera em vez de isso tecer elogios. Mas não. Se assim fosse a Junta de Freguesia não era substituída. Mas que não pense - esta Junta - que vai ter sempre o beneplácito da população Freamundense. Não! Não vai.
Que arrepie caminho. Que dê um murro na mesa em sinal de protesto. Que faça ver ao Presidente da Câmara que Freamunde não pode ser tratado diferente das restantes freguesias. Que passamos a cidade por algo. Não passamos para piorar. Que temos comércio, indústria, feiras quinzenais e anuais, assim como festas em que a Câmara Municipal vem aqui cobrar impostos - terrados - para quem não saiba o imposto pago pelo aluguer do espaço que feirantes e outros interessados alugam. Por isso sermos das freguesias em que a Câmara mais verbas cobra.
Se a Câmara não for receptiva acho que devia ser formada uma comissão de Freamundenses - dos verdadeiros - para arranjar assinaturas para um referendo sobre se Freamunde interessa ser parte do concelho ou a sua independência.
Se esta minha ideia for avante quase que garanto que todos os munícipes do concelho são a favor que Freamunde continue como freguesia do concelho de Paços de Ferreira. Se assim for. Melhor. Já podemos exigir melhores comparticipações. Se for o contrário que abdique dos impostos cobrados e estes passem a ser administrados pela Junta de Freguesia de Freamunde.
Assim podemos ter a nossa autonomia e não andar a mendigar junto da Câmara Municipal. As nossas ruas, centro cívico, acessibilidades e demais estruturas vão beneficiar desta medida. Depois podemos dizer em alto tom que Freamunde não está parado no tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário