Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

domingo, 14 de dezembro de 2014

Aqui Portugal:

O dia treze de Dezembro de dois mil e catorze foi dedicado à Festa/Feira de Santa Luzia em Freamunde. Foi um evento de se lhe tirar o chapéu. Deu a conhecer aos cinco cantos do Mundo esta terra de gente laboriosa que prima pelo seu cognome: Terra de Cultura, Paz e Trabalho. E dá gosto ver como estes três símbolos se juntam. Na cultura Freamunde não pede meças a ninguém. Na paz idem. É um povo obreiro e, um por todos e todos por um. No trabalho não há quem se compare embora nos tenham roubado o slogan de Paços de Ferreira, capital do móvel. Devia ser: Freamunde terra onde se desenvolveu toda a criação do móvel, seja didáctico, hospitalar, do lanifício, metalomecânico e afins.
E ontem com a exibição para todo o mundo sobre a Festa/Feira de Santa Luzia, foi dado a conhecer um pouco do que é Freamunde. Esteve bem a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, na pessoa do seu Presidente e a Junta de Freguesia de Freamunde também na pessoa da sua Presidente o esforço que elaboraram para o programa Aqui Portugal ter o êxito que teve.
O ano passado tanto a Câmara como a Junta de Freguesia tinha pouco tempo de vida o que levou os “velhos do restelo” a criticar esse evento. Quando as críticas são assertivas podemos concordar com elas. Agora quando se está a um mês e pouco da tomada de posse e querer que faça igual a quem esteve ali anos e anos isso é demagogia.
Mas tiveram ontem a resposta. Que me lembre Freamunde nunca celebrou assim uma Festa/Feira como a de ontem. Dava gosto ver as caras sorridentes da maioria dos Freamundenses. Havia um ou outro que o seu sorriso era amarelo. Conversei com muitos Freamundenses e feirantes e todos eram unânimes em dizer que a Santa Luzia deste ano era um sucesso.
Também felizmente ou infelizmente tenho familiares fora de Freamunde e no estrangeiro e disseram-me que assistiram ao programa e que de vez em quando lhe brotava uma lágrima de saudade ao ver o seu Freamunde e Santa Luzia tão bem reproduzida. Ao ouvirmos estas palavras ficamos embebecidos.
Por isso só resta agradecer aos intervenientes deste evento o esforço e dedicação prestada em prol de Freamunde. Pela minha parte vai um obrigado a todos e que não adormeçam à sombra deste êxito.

Sem comentários:

Enviar um comentário