Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

domingo, 19 de maio de 2013

Despedida da Segunda Liga de Futebol Profissional:


Realizou-se ontem, dia dezoito de Maio, a última jornada do campeonato de Futebol da Segunda Liga de Futebol Profissional. Segunda Liga que em abono da verdade parece mais um campeonato de reservas derivado às várias equipas Bês representadas. Cerca de trinta e cinco por cento. Se as várias equipais que noutros anos compunham a Segunda Liga tinham dificuldade na sua manutenção este ano viram esses sacrifícios triplicar dado essa invenção.
Sabe-se de antemão que o futebol profissional é para quem pode mas devia haver um certo cuidado na elaboração do campeonato. 
Se já é dificultosa a manutenção para clubes de segunda linha com entrada de equipas pertencentes ao primeiro escalão profissional mais isso se acentuou.
Não há dignidade na composição de certas equipas. Contra uns clubes apetrecham-se do melhor que há, contra outros, jogam com a maioria dos jogadores que pertencem à classe júnior. Para prova disso é ver o que aconteceu com o Sporting Clube de Portugal. 
No início do campeonato ninguém o vencia. Com a crise na equipa principal socorreu-se da maior parte de jogadores da equipa B e esta entrou quase em ruptura. Quem padeceu com isso? As equipas que tiveram a infeliz sorte de jogar os primeiros jogos.
Não falo por causa do Sport Clube de Freamunde ter descido. Sabíamos que mais hoje ou amanhã isso vinha a acontecer. 
Agora descer por falta de planeamento da Liga Profissional de Futebol isso não. Foram erros atrás de erros. Por que não uma Segunda Liga em duas séries: Norte e Sul. 
Também a direcção do Sport Clube de Freamunde cometeu vários erros. Mas quem não os comete! O descer é sinónimo de quem compete. 
O que interessa é continuar a competir seja na Segunda Liga ou no “Campeonato Nacional de Seniores” uma vez que a Segunda e Terceira Divisão Nacional definharam este ano. Os iluminados do futebol português descobriram esta pérola de nome. 
Como se até aqui o futebol da Segunda Divisão Nacional fosse praticado por juniores ou juvenis! Deus dê anos e anos de vida a estes iluminados. Pena não terem a visão de muitos que os antecederam.
Se por um lado o Sport Clube de Freamunde desceu, minha primeira paixão, ao menos para tudo não correr mal, a minha segunda paixão, Clube de Futebol Os Belenenses, foi campeão da Segunda Liga. Pena que ontem juntaram-se para cumprir campeonato. 
Há muito que o Belenenses se tinha tornado campeão e também há muito o Freamunde tinha descido.
O futebol é isto mesmo. Dos pequenos reza a história. Se não! Devia rezar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário