(Alexandre Guerreiro, in Facebook, 29/08/2025)

O Costa estava “horrorizado”. A Ursula brandia mais um pacote de sanções. Os russos eram uns malvados a matar civis e a atacar um escritório da União Europeia, vazio na hora do incidente, mas que ficou sem parte do telhado.
Afinal a Rússia limitou-se a atacar um objetivo militar: uma fábrica de componentes para drones existente a poucos metros do escritório da UE – que a Ucrânia planta em zonas residenciais para evitar que sejam atacadas -, e que levou com alguns dos estilhaços provocados.
Ó Costa, é fácil enganar pategos, mas é mais difícil enganar o Google Maps!
Estátua de Sal, 29/08/2025
Vários representantes da União Europeia vieram a público condenar um “ataque russo” contra “infra-estruturas civis” que “causou danos” à Missão da UE em Kiev.
De Ursula von der Leyen à missão diplomata alemã, todos falaram em uníssono, sem personalidade, como é natural. Sucede que tudo isto é falso. E explico facilmente o porquê.
1- Abram o Google Maps e descubram por vocês mesmos.
2- A Delegação da UE na Ucrânia localiza-se na Volodymyrska Ulytsa, n.º 101.
3- Já o British Council, que sofreu danos, localiza-se na Zhylianska Ulytsa, n.º 29.
4- Os dois pontos estão a menos de 140 metros de distância.
5- Agora, façam zoom e vejam o que é que está no outro lado da estrada da Zhylianska Ulytsa, nos números 30 e 32.
6- Até o Google Maps diz que são “UAV components”, ou seja, “peças de drones”.
7- Trata-se da localização da tal Ukrspecsystems, a empresa responsável pelo fabrico e reparação dos drones SHARK e PD-2 que os ucranianos usam para atingir alvos residenciais e civis na Rússia.
Da próxima, Ursula von der Leyen e afins que peçam a Zelensky para não colocar alvos militares junto a civis, muito menos colados à missão diplomática da UE na Ucrânia.
Do blogue Estátua de Sal
Sem comentários:
Enviar um comentário