ADC Penamaior vs SC Freamunde, 0-4
Campeonato da Divisão de Honra Distrital da AF Porto – Serie 2
13º Jornada
ADC Penamaior, 0 – SC Freamunde, 4
Complexo Desportivo da Seroa, Seroa
ADC Penamaior: Mika, Tomé Neto, Barriga, Costa, Gabriel (Frade, 67’), Fábio Silva, Diogo Pinto (Edgar, 67’), Vasco (André Barros, 56’), Macaco (Diogo Nogueira, 56’), Rateira e David (Luís Barbosa, 78’).
Treinador: Orlando Ferreira
SC Freamunde: Manu, Paulinho, Xicão, Simão, Tiago Pereira, Edu Santos (André Leão, 45), Fábio Brandão, Gui (Paulo Ferreira, 56’), Cardoso (Rui Marques, 64’), Bruno (Joni, 64’) e Abílio Neto (Mica, 78’).
Treinador: Mauro Silva
Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Xicão (22’), Abílio Neto (34’), Xicão (53’) e Paulinho (86’)
Quem esperava uma tarde de um futebol em mais um dérbi concelhio, teve de aguardar mais quinze minutos pelo início, devido a um atraso da equipa de arbitragem. O sol não camuflou o frio, mas o apito inicial colocou a temperatura para segundo plano.
A equipa da casa alinhou num 3-5-2, povoando, assim, o meio campo e, com as linhas subidas, deixava espaço para explorar ao adversário. O SC Freamunde, no habitual 4-3-3, cedo percebeu que era no espaço livre entre a linha defensiva e o guarda redes Mika que poderia estar a chave para a vitória.
Ao minuto 8, Simão colocou a bola nas costas da defesa do Penamaior e encontrou Edu. O capitão deixou Abílio na cara do golo, mas o avançado demorou muito a enquadrar-se com a baliza e permitiu a recuperação de defesa adversária.
De bola parada, o Penamaior conseguiu chegar perto da baliza de Manu. Rateira bateu o livre em jeito de cruzamento e, ao segundo poste, apareceu Tomé Neto a cabecear à figura do guarda redes freamundense.
Depois de um início de jogo mais combativo, o SC Freamunde conseguiu assumir o controlo e, com isso, chegar ao golo. Na sequência de um canto, batido por Cardoso, Xicão foi mais forte nas alturas e cabeceou para o primeiro da tarde.
Por cima do jogo, quer na iniciativa, quer no marcador, o SC Freamunde teve rasgos de bom futebol. Pouco depois do golo, Edu Santos, depois de receber a bola de Tiago Pereira, levantou-a para que Bruno pudesse alvejar a baliza. O remate passou pouco ao lado.
Ainda antes da meia hora, Bruno deixou Tomé Neto para trás e serviu Abílio. O avançado acertou nas orelhas da bola e o remate não causou perigo.
Ao minuto 33’, de novo a explorar as costas da defensiva adversária, Edu Santos isolou Cardoso. Contudo, o extremo rematou com o seu pé mais fraco e a bola saiu ao lado.
Toda a insistência deu frutos ao minuto 34. Depois de um bom trabalho de Tiago Pereira no lado esquerdo, o lateral deu a bola a Bruno que cruzou para que Abílio só tivesse de encostar. Depois de duas oportunidades desperdiçadas, o avançado conseguiu bater Mika e somar mais um golo na sua conta pessoal.
Abílio Neto, líder dos melhores marcadores, ganhava vantagem ao mais direto perseguidor, Rateira, seu adversário nesta tarde.
O início da segunda parte trouxe um Penamaior mais determinado. Primeiro, Macaco cruzou e Rateira rematou por cima, num lance em que podia ter feito melhor. Depois, David, em boa posição, rematou forte à figura de Manu.
No melhor momento do Penamaior, surge novo golo do SC Freamunde. Gui bateu um canto à maneira curta para Cardoso, o extremo devolve a Gui, que cruza. Bruno, mais forte no ar, cabeceia para boa defesa de Mika. A bola acaba por sobrar para Xicão que, com a baliza aberta, faz o 3-0 e bisa na partida.
No seu festejo, Xicão levantou a camisola do colega Filipe Barros que está a contas com uma lesão que o pode afastar dos relvados pelo que resta da época. Na bancada, o guarda redes do SC Freamunde ficou visivelmente emocionado com o gesto.
O jogo acabou por cair numa toada mais monótona, sem lances de grande perigo junto das duas balizas. Antes do golo final, destaque para a estreia de Rui Marques, que foi apresentado no decorrer da última semana como jogador da turma freamundense, e para a entrada de Mica, atleta do plantel de juniores, que já se estreou como sénior na temporada passada.
O último golo chegou ao minuto 86. Numa jogada de insistência, o estreante Rui Marques cruzou para Paulinho fechar o marcador. O novo jogador do Freamunde já tinha, antes, tentado servir Mica e consegue, assim, a primeira assistência.
Ainda antes do minuto 90, Paulo Ferreira tentou surpreender Mika com um remate de longa distância. Mika aborda mal o lance, mas consegue desviar para canto.
O jogo terminou com uma vitória por números expressivos que não oferece contestação. O SC Freamunde venceu e convenceu e segue como líder do campeonato. Na próxima jornada, os capões recebem o CA Rio Tinto. Por seu lado, o ADC Penamaior visita o Estrelas de Fânzeres.
15/12/2024, 21:06 h
Por Gazeta Paços de Ferreira
Sem comentários:
Enviar um comentário