Mas é tema longo... Vejo António José Seguro em sede universitária, rodeado de livros, o retrato de Adriano Moreira em vestes doutorais ao longe, e AJS 'universitário', vestido como homem de Estado, discurso redondo, 'sans rancune' dez anos passados; prepara a sua Tese de Doutoramento. Vai ter um programa na CNN e prepara as 'presidenciais'... Qual foi a pressa? Nenhuma.
Umas de maior importância que outras. Outrora assim acontecia. É por isso que gosto de as relatar para os mais novos saberem o que fizeram os seus antepassados. Conseguiram fazer de uma coutada, uma aldeia, depois uma vila e, hoje uma cidade, que em tempos primórdios se chamou Fredemundus. «(Frieden, Paz) (Munde, Protecção).» Mais tarde Freamunde. "Acarinhem-na. Ela vem dos pedregulhos e das lutas tribais, cansada do percurso e dos homens. Ela vem do tempo para vencer o Tempo."
Rádio Freamunde
https://radiofreamunde.pt/
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Á pressa pode-se responder com "l'éloge de la lenteur"...
No calor da noite, um almirante sem farda, vai encontrar-se com o rapaz que o tutela. Era secreto; mas como têm pressa acabam por perceber que é melhor aparecer... Esta é a pressa rapidinha típica de caserna...Encontro mal amanhado; dúbio e turvo como as águas...Semanalmente, o explicado Marques Mendes procura agigantar-se no 'comentariado', apresentando livros sobre Carlos Lopes, elogiando o que não leu e, sobretudo, mostrando firmeza crítica sobre os actos do governo. Isto é a bolha. Eis, mais uma vez, a lisboínha capital, onde se abrem 'nichos de oportunidade'; este o terreno mediático que me lembra sempre Mastroianni e Giulietta Masina nos bastidores de Ginger e Fred convidados a 'refazer' o número que os tornou célebres há trinta anos... Impossível! Verificam que são caricaturas de si mesmos; parecem sem abrigos, sentados atrás dos telões dos estúdios da Cinecittà... Qual é a pressa? Percebe-se o que há de dolente, de mistério 'buffo'; de vaidoso plano inclinado pouco alicerçado... Convinha lembrar a distinção que os coveiros no Hamlet estabelecem entre 'to do', 'to act' e 'to perform'... E, sem pressa, relembrar o que Shakespeare disse: "Nossa bem nossa, só a morte!"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário