Elas devem ser feitas no tempo e no modo. Fazê-las no espaço de quarenta anos não é possível nem aconselhável.
Vem isto a propósito da comparação que a imprensa escrita e falada e certos comentários nas redes sociais. De uma parte ou outra.
Eusébio da Silva Ferreira - (Eusébio) para o mundo do futebol - chegou a Portugal Continental no ano de mil novecentos e sessenta para jogar no S. L. Benfica.
Cristiano Ronaldo vindo do Arquipélago da Madeira com onze anos de idade na década de noventa do século passado para jogar nas classes jovens do S. C. Portugal ingressou na equipa titular do Sporting no ano dois mil e dois.
Em um de junho de mil novecentos e sessenta e um Eusébio faz a sua estreia pelo Benfica num jogo com o Vitória Futebol Clube (Setúbal) um dia depois do Benfica se tornar Campeão Europeu em Berna frente ao Barcelona.
A catorze de Agosto de dois mil e dois Cristiano Ronaldo faz a sua estreia pelo Sporting. Entre um e outro há uma diferença temporal de quarenta e um ano.
Eusébio só fez um Campeonato do Mundo - mil novecentos e sessenta e seis - marcando nove golos. Sendo três de pênalti. Isto só num campeonato do mundo. Nunca se pôde transferir para outro clube porque nesse tempo os clubes tinham opção sobre o jogador. Coisa contrária hoje. Até havia quem dizia que Salazar "nacionalizou" Eusébio.
Cristiano Ronaldo jogou uma época na equipa titular do Sporting tendo-se transferido em dois mil e três para Inglaterra para o Manchester United. Dali passou para outros clubes e com isso conquistou vários troféus. Se continuasse no Sporting não os conseguia.
Eusébio fez a maior parte da sua carreira no Benfica. Jogou quinze dos seus vinte e dois anos como jogador.
Se não houvesse a lei da opção dos clubes sobre os jogadores Eusébio teria desfrutado uma melhor carreira porque não faltavam clubes a querer a sua prestação. Assim ficou entre muros.
Ou como se dizia "nacionalizado".
Por isso não vejo onde se pode comparar e há quem faça "figas" a desejar que Cristiano Ronaldo ultrapasse os nove golos de Eusébio.
Só que como já disse Eusébio marcou nove golos só num campeonato do mundo. Ao contrário Cristiano Ronaldo é se for em cinco.
Manuel Pacheco



Sem comentários:
Enviar um comentário