Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Noitada de sexta-feira:

Este ano e neste dia não é possível a sua realização. Não por não haver quem não as faça. Há e muitos. Caso houvesse alguma Comissão que as não quisesse fazer não faltavam voluntários. Aliás. Como se sabe devido à pandemia as festas estão proibidas em todo o País. Acontece que a Comissão eleita para este ano já se comprometeu em fazê-las para o ano. Já é apelidada de Comissão 20+1.
Caso não houvesse essa proibição Freamunde nesta noite de sexta-feira, dez de Julho, ia ter uma noitada de arromba. Aliás, como é apanágio desta nobre terra.
Neste dia as ex-Comissões reúnem-se, fazem uma cerimónia à estátua do Mártir S. Sebastião, em frente Da Capela de S. Francisco, com disposição de uma coroa de flores, seguida de uma romagem aos Cemitérios um e dois onde também ali depositam uma coroa de flores aos festeiros falecidos.
Depois cada Comissão ruma para o restaurante escolhido para um repasto. Neste repasto regado com bom vinho a alma Freamundense vêm mais ao de cima. Acabado este deslocam-se para o arraial munidos com os seus bombos e é rufar pela noite dentro.
Freamunde é assim. Não temos culpa. Culpa tem quem nos imbuiu deste sentimento. Sentimento aliás, que agradecemos aos nossos antepassados por terem a feliz ideia de organizar tal evento. Na certeza, porém, de acreditarem que os seus filhos fossem capazes de perpetuar no tempo e no modo a sua realização.
Desde que são celebradas tiveram um interregno de dez anos por discordância com o Bispo do Porto e este ano devido ao Covid 19.
Assim resta-nos esperar por dois mil e vinte e um para se não houver outro impedimento a sexta-feira seja de arromba.
Aliás. Como é nosso apanágio.

Sem comentários:

Enviar um comentário