Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Marcha Alegórica das Sebastianas 2010:

Já que estamos impossibilitados de ir às Festas Sebastianas – não se realizam derivado ao Covid 19 – vou possibilitar a que as Sebastianas vão até às casas dos Freamundenses.
É a maneira de mostrar o que de melhor temos: invenção. Além da invenção o trabalho que acarreta. Depois há que ser dotado de habilidade. Ela não se fabrica. Nasce com o indivíduo. Depois disso é que é fabricada.
Freamunde é um exemplo de inventores, bairrismo e cultura.
Sendo seu “primogénito” Leopoldo Saraiva. As primeiras Marchas Alegóricas tiveram o cunho dele, secundarizado por voluntários, que abdicavam de horas de descanso para tornar os carros alegóricos num ex-libris das Marchas Alegóricas.
Pelos anos fora desapareceram uns, outros derivado à idade, deixaram de contribuir com o seu préstimo. Felizmente em Freamunde eles “brotam como bolota” e todos os anos lá aparecem os Mocas, os Fanecos, Paulo Campos, filho do Manel da “Vitória” e outros mais. Desculpem o adjectivo, mas é forma de os dar a conhecer.
Houve anos em que Comissões de Festas iam fora da terra encomendar os carros alegóricos. Caso da minha em mil novecentos e oitenta e oito. Mas em boa hora voltou-se à prata da casa.
Todos os anos é escolhido um tema e mediante ele os obreiros idealizam o que vão construir. E tenho a dizer que de ano para ano tem-se sentido essa melhoria.
Apresento um vídeo da Marcha Alegórica de dois mil e dez que foi uma das melhores realizadas até àquela data.
Este vídeo segue como forma de levar as Sebastianas a casa dos Freamundenses como refiro acima.

Sem comentários:

Enviar um comentário