Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

sexta-feira, 20 de março de 2015

"Deus lo deu, Deus lo há dado":

Este título está escrito na estátua de Deuladeu Martins que foi erigida em Monção em sua honra a lembrar o cerco a Monção nas guerras fernandinas. Quem estudou a História de Portugal sabe ou devia saber deste feito. Os castelhanos tinham imposto cerco à vila de Monção, que já durava há demasiado tempo e dentro das muralhas não havia já mantimentos.
Sabendo que os invasores também já estavam desmoralizados e sem provisões, a heroína terá lançado pães feitos com a pouca farinha que restava em Monção, gritando-lhes a frase "Deus lo deu, Deus lo há dado". Em consequência, os castelhanos levantaram o cerco acreditando que ainda havia muita resistência dentro das muralhas.
Puro engano. As provisões que havia no Castelo estavam no seu fim. Mas havia que enganar os Castelhanos. Também há que agarrar nestas artimanhas para enganar o inimigo. E… como diz o ditado com papas e bolos se enganam os tolos. Foi o que aconteceu.
As tropas portuguesas estavam derrotadas. Foi este eloquente gesto que ganhou a batalha.
Houve muitas mulheres que pela sua bravura muito contribuíram para enriquecer a História Portuguesa. Sempre apareceram nos momentos críticos em que Portugal estava envolvido. A história nos faz e vai fazer lembrar o aparecimento de mais mulheres.
Estes dias apareceu outra mas ao contrário das muitas heroínas que a história de Portugal nos revela, esta quer também figurar nesses anais. Só que Maria Luís Albuquerque, é dela que me debruço, em lugar de fazer a defesa de Portugal vem em defesa do Governo. Este, não há dia que não se meta em trapalhadas. É na Educação, na Justiça, na Saúde e agora com a Autoridade Aduaneira. Tudo faz e nada sabe. Mas como já se está em campanha eleitoral há que socorrer ao que for preciso. E para esconder as trapalhadas há que fazer um comício e dizer que que os cofres do Estado estão cheios de dinheiro. Mas não vê que os portugueses estão a morrer de fome.
Assim me faz lembrar Salazar. Os cofres do Estado também estavam recheados de oiro. Só que os portugueses estavam na miséria. Fome, morte prematura dos recém-nascidos, as crianças andavam descalças, cheias de piolhos. De tudo isto Salazar tinha conhecimento. Assim como Maria Luís Albuquerque tem do que se passa em Portugal.
Mas prefere sonegar em benefício do PSD e do Governo. Mas a mentira tem perna curta e não falta muito para serem apeados e nós termos conhecimento como se encontra o País.

Sem comentários:

Enviar um comentário