Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

domingo, 7 de dezembro de 2014

Freamunde está a engalanar-se:

Para a festa da Nossa Senhora da Conceição. É todos os anos e de há muitos até hoje que com mais ou menos dificuldades Freamunde não se esquece desta Santa. Desde sempre organizada por rapazes e raparigas solteiros/as. Não sei o motivo. Freamunde fica agradecido pelo trabalho e a forma como a Senhora da Conceição é venerada.
Há anos era nesta festa que os candidatos a músicos davam a sua entrada na Banda Musical de Freamunde. Hoje é a qualquer momento e já podem fazer parte da banda o sexo feminino. Água mole em pedra dura tanto dá que até fura. O concerto que é dado no espaço da Capela de S. Francisco leva ali alguns apaixonados para ouvir o reportório. Dizem até que é a partir deste concerto que se arranjam contratos para o ano que está a entrar.
Depois vem a hora da procissão. De ano para ano melhor. Na organização, na ornamentação e até o itinerário este ano vai sofrer alteração. Este ano é expressamente proibido circular automóveis pelo centro de Freamunde. Concordo. Há muitos anos ainda se admitia. Havia falta de acessibilidades. Hoje não. Não falta acessos para os automóveis circular sem incomodar os foliões. Assim evita chatices entre condutores e peões.
Finda a procissão a Banda de Música continua com o concerto para interpretar uma ou outra peça e a rapsódia a findar. Dá-se então o início ao espectáculo pirotécnico. Os foliões gostam. Os que se encontram nas barracas de comes e bebes abandonam-na por uns instantes para verem os foguetes a estralejar. Alguns já os vêem a dobrar. É que o vinho que lhes é servido é de boa qualidade. Dizem os apreciadores. Também não admira. Depois de uns bons rojões o vinho é mais apetecível.
E quem fica agradecido a tão bom pitéu é a Comissão das Sebastianas pelo avolumar do dinheiro angariado. É que dá muito trabalho o montar ali a sua tasca mas o apuro é bastante. Depois não tem concorrência.
Desde que a tasca do senhor Ramiro fechou a Comissão das Sebastianas em boa hora ali montou a sua tenda. É que se tem de arranjar dinheiro porque as Sebastianas assim o exigem e só falta meio ano para o seu início.
Ferreirinhos prontos a serem queimados
Neste entretanto acabam os foguetes e vai-se dar início aos Ferreirinhos. Aqui não dá para estar pelas proximidades. Os Ferreirinhos não permitem. As suas bombas e bichas de rabiar são de meter respeito.
Depois vê-se as pessoas a deslocarem-se para as suas casas para dar início à janta sem antes comprarem as célebres farturas para servirem de sobremesa. Nota-se na cara dos Freamundenses uma certa alegria pela maneira como Freamunde venera a Nossa Senhora da Conceição. E… alguns dizem: oxalá que para o ano seja comemorada da mesma maneira.           

Sem comentários:

Enviar um comentário