Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O sentir Freamunde:

Quando a tua mão direita der alguma coisa a esquerda que o não saiba. Vem isto a propósito de um encontro, há dias, com um Freamundense que sente a bom sentir o Freamundismo como é usual agora reivindicar-se. Dizia ele no alto da sua voz e emoção para a sua esposa, num jeito de apresentação, que eu era das pessoas que mais escrevia sobre Freamunde. Disse que não. Que o que me leva a escrever sobre Freamunde é o facto de levar aos Freamundenses, espalhados pelo mundo, novas sobre Freamunde. Só isso e nada mais que isso. Faço-o nesse intuito e não para ganhar projecção porque sempre tive como lema de ser um entre tantos e não entre tantos um.
Mas derivado aos meus escritos há textos mal interpretados. Não estou a fazer um pedido de desculpas, não sou pessoa disso, porque o que escrevo no meu blogue ou no facebook é a expensas minhas. Um blogue ou o facebook não são um jornal onde os seus escribas estão (deviam estar) sujeitos a um código deontológico. Têm um patrão que lhes paga e aí perdem parte da sua independência. Caso contrário do meu. Com esses é que lhes deviam exigir certa contenção nos escritos. Caso não o fizesse deixavam de comprar o dito jornal.
Comigo isso não se dá. Como disse o blogue é meu e escrevo sobre o que acho mas sempre com o respeito e urbanidade que é meu timbre. Foi assim que fui educado. Vou sempre para a crítica construtiva e não sou obrigado a fechar os olhos caso entenda que os deva ter abertos.
Não posso criticar quem não tem culpa no cartório sobre os destinos de Freamunde. Não fazem ou faziam parte da Junta de Freguesia, a não ser oposição, onde os seus pontos de vista não são tidos nem achados. Mesmo que tenham valor são votados contra. Por isso quem tem estado à frente dos destinos de Freamunde tem sido os eleitos pelo PSD.
É a esses que os Freamundenses pedem (deviam pedir) contas. Não é por dá cá aquela palha atirar culpas e dizer que as medidas que adversários propõem para Freamunde não passam de aldrabices e que não tem experiência administrativa. Como sabem! Se essas pessoas nunca estiveram à frente dos desígnios de Freamunde. Mas… quando foi chamada para dirigir uma instituição que estava perto da ruptura e contra tudo e todos está a levantá-la, não recusou, mesmo sabendo a sua situação financeira. Não é um facto? Será que está a ser remunerada? Tentem certificar-se. Portanto quem não quer ser lobo que não lhe vista a pele.
Se Freamunde se encontra no estado em que está há culpados: o Presidente da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de Freamunde e todo o elenco que faz parte do PSD. Assumam as vossas responsabilidades e deixem de dizer que os outros são aldrabões e fazem batota.
Ou será que a quinze dias de eleições é que se lembraram que Freamunde precisa de obras e a toda a pressa vai-se acudir à Cerca, presa de Além-do-Rio e Parque de Lazer? Isto é forma de jogar limpo com os candidatos Armanda Fernandez e Nuno Leão! Acham que têm a mesma oportunidade? Com a verticalidade com que censuro o que se passa no Concelho de Paços de Ferreira, bastião do PSD, o faço onde se dá com outros partidos.
Podem argumentar que estas obras estavam previstas mas virem executá-las nesta altura acho puro oportunismo. Por isso o rotular que o “não vale tudo” está mal-empregado. O provérbio popular diz: “Se tens telhados de vidro não atires pedradas” Há outro com um português mais arcaico: - “Mãe! Chamaram-me prostituta. - Chama-lhes também! - Mas elas não são. - Não interessa… O que interessa é que conste".
Portanto nunca vi Freamunde tão mal. E caso não fosse isso não mudavam de candidato. Prevejo o mesmo caso voltem a ganhar. Não passam de promessas. Freamunde não merece isso. Em tempos havia quem o defendesse com unhas e dentes. Publico uma foto antiga de Freamundenses que arregaçavam as mangas da camisa por Freamunde. Se hoje viessem a este mundo ficavam desiludidos com o que fizeram a Freamunde. É triste. Dá pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário