Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Quem viu este Símbolo?


Da minha geração quase toda. Podia haver um ou outro, de terras isoladas, que nunca viram uma televisão até irem à tropa. Há um colega meu que refere que um dia quando estava a dar instrução militar, era furriel miliciano, se falou de televisão e um soldado recruta desconhecia este evento. Estava-se no ano de mil novecentos e sessenta e nove. A televisão teve a sua aparição em Portugal no ano de mil novecentos e cinquenta e sete. Havia uma “porrada de anos” (doze) e ainda não tinha chegado aos lugares mais remotos de Portugal.
Ainda me lembro da sua chegada a Freamunde. Andávamos a brincar no lugar do Calvário com o Eduardo Santos e o seu irmão Nani, quando este, nos disse que o pai tinha comprado um rádio que se via as pessoas. Não acreditamos. Mas, não tínhamos o Nani por mentiroso. Assim, um dia lá fomos ver o tal rádio para ver se realmente mostrava pessoas. E, não era que mostrava mesmo!
Não sei se em Freamunde já havia algum. Para mim foi o primeiro. Ficamos a ser uns assíduos frequentadores deste rádio se a autorização nos fosse dada pela mãe do Eduardo e Nani. 
Lembro-me do início da programação diária. Era a partir das dezanove horas. Lá aparecia a imagem que ficou célebre na memória dos portugueses e a sua música.
Eram vários os miúdos que ali compareciam para ver o tal fenómeno. Ali vi vários programas infantis da época: Lassie, Rintintin e outros mais. Esperávamos pelo dia seguinte para ver a sua continuação. 
Hoje quase todas as casas têm uns poucos de aparelhos de televisão. Sabe bem lembrar este símbolo e esses tempos longínquos.

Sem comentários:

Enviar um comentário