Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A rádio de Freamunde:


Quem não se lembra dela? Estávamos na década de oitenta, do século passado. Um dia apareceu uma voz a anunciar a Rádio InovaSom ao serviço de Freamunde. Todo Freamunde ficou surpreso. Dava-se a notícia aos mais distraídos e a frequência em que transmitia. Em princípio o sinal era fraco e com muitas interferências. À medida que o tempo avançava melhorava-se as condições quer acústicas quer referente à programação.
Sabe-se de antemão que as rádios locais apareceram por carolice de meia dúzia de radioamadores que havia em qualquer localidade. A InoVaSom não fugiu a essa regra. 
Um grupo de amigos a expensas suas criou e deram vida a este evento. Muitas colectivades beneficiaram dele: Sport Clube de Freamunde, Sebastianas, comércio e indústria com a publicidade, embora paga.

Logo pela manhã em qualquer casa lá se ouvia a InoVaSom a transmitir discos pedidos, o relato do jogo do Sport Clube Freamunde ou a publicitar os vários eventos a realizar. 
Ainda recordo no ano de mil novecentos e oitenta e oito a publicidade feita aos eventos que a Comissão das Festas Sebastianas levou a efeito: Xutos e Pontapés, Tourada à beira do café Gusto e Leilões. Todos tiravam partido. 
Às horas certas lá vinha o sinal horário seguido de: - “ esta informação teve o patrocínio da Relojoaria Ponto Alto, situada no Alto da Feira, Freamunde”.
Acabou como começou. Num dia qualquer quem sintonizasse a frequência em que a Rádio InoVaSom transmitia deixou de receber esse sinal.
Foi pena. Os Freamundenses ficaram a perder.

Sem comentários:

Enviar um comentário