Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Ao que nos leva a tecnologia:


Hoje dia vinte e três de Agosto deu-me para dar uma volta pelo YouTube à procura de vídeos de música portuguesa. O tempo está enublado e quando assim é tenho pouco apetite para sair de casa. Também em Freamunde passa-se quase sempre o mesmo: uma ida ao café, uma conversa com amigos.  
(Sérgio Pacheco aos 22 segundos, é o segundo Trompete da esquerda para a direita)

Agosto é o mês em que a maioria goza férias mas com o nível de vida a que este governo nos levou não dá para se sair da terra. Assim, entretenho-me a dar uma vista de olhos pelo meu blogue, dando um retoque aqui e ali, fazer um vídeo de algumas filmagens que fiz. 
É assim que passo o tempo de ócio. Como disse, deu-me para ir ao YouTube. Não me arrependo. Há muitos vídeos de música variada. 
Assim, lembrei-me de ir procurar alguns em que intervenham pessoas de Freamunde que vão dando nome a esta terra, no que diz respeito à cultura, embora façam vida profissional através dessa cultura. 
Ricardo "Fifa" é o Trompete em frente ao Maestro, aos 86 segundos 

E... não foi que fiquei surpreendido por encontrar esses vídeos em que nos mostram jovens que enveredaram pela música. Sinto orgulho em escrever algo sobre eles, embora sinta que não tenho a mesma qualidade e talento como eles têm para a música. 
Freamunde é uma terra dotada para a cultura. Sempre teve filhos pelos vários pontos do País a desenvolver essa cultura. Só que naquele tempo a tecnologia não estava tão avançada e não podíamos dar a conhecer essa façanha. 
Jorge "Caixa" é o primeiro Trompa de Harmonia da esquerda para a direita aos 74 segundos
Com a Internet tudo ficou facilitado e se quisermos aceder a qualquer blogue, Facebook ou outro órgão de informação é com a mesma rapidez que o diabo esfrega o olho. 
Apresento uns vídeos em que actuam: Sérgio Pacheco na Orquestra Sinfónica do Porto, a tocar Trompete, Ricardo “Fifa” na Banda da Armada, também em Trompete, Jorge “Caixa”, em Trompa de Harmonia na Banda da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, aqui nesta banda também actua o Domingos Leal mas não consigo vislumbrar a sua silhueta, Carla Lopes, vocalista do conjunto Frei-Fado-d’El-Rei com a canção de Zeca Afonso, “Senhor Poeta”.
Tenho referido vezes sem conta que Freamunde é uma terra singular. Devemos nos orgulhar dos filhos que gerou. Refiro estes mas há imensos. Espero que não levem a mal e numa próxima oportunidade falarei de outros.  

1 comentário:

  1. Amigo,

    continue este seu trabalho que é de orgulhar Freamunde!

    Abraço!

    ResponderEliminar