Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

segunda-feira, 2 de julho de 2012

XI Aniversário da A. C. R. Pedaços de Nós:

Decorreu ontem no centro cívico de Freamunde, no palco ali montado, para a actuação dos vários grupos que vem actuar nos espectáculos que as Sebastianas põem à disposição dos foliões para dispersar as suas tristezas. Festas é sinónimo de alegria e o décimo primeiro aniversário da A. C. R. Pedaços de Nós, isso nos demostrou. Onze anos num ser humano é uma tenra idade numa associação cultural são uns bons anos de vida. Canseiras, aborrecimentos quando as coisas não correm de feição, carolice, por que as várias associações existentes em Freamunde padecem disso.
Falta de espaço para os ensaios para todos os grupos incluindo o teatro, pois são várias as actividades desta associação: Grupo Teatral, de Castanholas, Big Band, Percursão, Laços de Nós, Poesia, Reflexão e Saudade e o Grupo Coral que teve ontem o seu baptismo. Como se pode constar são muitos grupos e cada um tem muitos elementos. A sede da associação é exígua o que torna uma confusão nos dias de ensaio. Parece que há boas novas no que respeita a instalações para os ensaios.
Mas como estava dizendo foi ontem o décimo primeiro aniversário. Que noite no que diz respeito ao espectáculo! Na entrada o Grupo de Percursão presenteou-nos com uma música oriental que teve a colaboração do Grupo Vocal. A partir daí e já com o aquecimento do público que com as suas palmas não deixou de vibrar e aplaudir. Seguiu-se a actuação de Carlos Cabral e Andreia e que boa actuação tanto de um como de outro, aliás, acho que a voz do Carlos Cabral cada vez está melhor, a Andreia foi uma agradável surpresa e fica bem a uma pacense cantar temas de Freamunde. Gabo-lhe o gosto. Acredite! Até que vieram os Laços de Nós também com uma boa actuação.
Freamunde e os grupos que fazem parte da Associação Pedaços de Nós não ficam a dever nada aos grupos profissionais que proliferam o País e as nossas televisões. Até estou em crer que pedem meças. Faz-me confusão que as várias estações de televisão não venham a esta terra fazerem uma reportagem sobre as várias colectivades culturais. O Porto canal que devia estar ao dispor do distrito e do norte do País a divulgar a cultura só se interessa pelo futebol. Nunca fez uma reportagem sobre Freamunde e as festas Sebastianas. Sei quem perde com isto. São a gente do País principalmente do norte.  
Quando assisto a estes programas vem-me à memória as pessoas que com a sua carolice tudo fizeram para que esta terra fosse a rainha da cultura do concelho e porque não dizer da região norte do País. Não os vou nomear porque era fastidioso e podia-me esquecer de algum entre dezenas e dezenas deles. Lembro-me várias vezes deles e aqui no meu blogue faço referência a alguns mas sempre que se aproximam as Sebastianas lembram-me mais.
Por isso aqui vai um agradecimento a todos os quantos participaram e julgo que é o sentimento de quem assistiu ao programa porque o seu entusiasmo e aplausos deram mostras disso. Exponho alguns vídeos, gosto de contribuir, embora seja um amador e o material não é de grande qualidade, no que concerne a filmagens mas é a forma de divulgar Freamunde por este mundo fora através do YouTube.  

Sem comentários:

Enviar um comentário