Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A propósito do "Capão à Freamunde em Paços de Ferreira":

Quem como eu assistiu à reportagem da RTP na semana passada sobre o título acima descrito, à primeira vista, pode ter uma interpretação errada sobre a notícia e pode causar divisões no seio dos Freamundenses. Há anos, aquando da publicidade nas camisolas do Sport Clube de Freamunde, havia razões de sobra, para se discordar da posição tomada pela Direcção do S. C. Freamunde da altura. Ali, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira ao exigir que o S. C. Freamunde usasse nas suas camisolas a publicidade à Capital do Móvel, em detrimento da Feira do Capões, aí sim, prejudicou a publicidade ao capão e o interesse por tão novel galináceo.

"ABAIXO OS BOATEIROS"

Esta capital do móvel
é Freamunde e o seu povo,
retratado em cada imóvel
do museu do mundo novo.


Tudo que p´ra aí se conta
são boatos verdadeiros,
que nem o ponteiro aponta
no livro dos marceneiros.


É sempre quem não tem nada
que, a golpes de canalhada,
vem julgar que nos confunde.


Mas a história diz assim:
da capital é o serrim...
o móvel é de Freamunde!...

Autoria: Rodela 

A Câmara Municipal fê-lo com segundas intenções. Sabia de antemão que ia criar divisão e com isto afundar o S. C. Freamunde. Não sei se ali havia mão da Direcção do F. C. Paços de Ferreira para ajudar a tal divisão. Ao dizer “não sei” estou a ser ingénuo. O que me levou a custar a engolir foi a tomada de posição da Direcção do S. C. Freamunde e Junta de Freguesia da altura, por tal decisão.
Faço este intróito com a finalidade de mostrar que no caso da notícia em título acho que só nos devemos orgulhar com ela. Senão vejamos. Se em lugar dela aparecesse esta: capão à Paços de Ferreira em Freamunde! O que diríamos? Sendo como foi noticiada só nos vem valorizar e diminuir Paços de Ferreira.
Em diferendos com amigos que ali tenho disse-lhes várias vezes que me sentia diminuído se a minha terra fosse Sede de Concelho e desde o vinte de Abril fosse dirigida por gente de fora da freguesia de Paços de Ferreira.
O primeiro Presidente da Câmara Municipal, pós vinte e cinco de Abril, foi o Dr. Fernando Vasconcelos, depois o Dr. Arménio, um pára-quedista que caiu em Paços de Ferreira, após este e já no segundo mandato Pedro Pinto, um filho de Freamunde. Agora reparem! Freamunde, Sede de Concelho, a ser dirigido por um Pacense. É que ia ser o bom e o bonito. Da maneira que somos bairristas preferíamos ter lá o Zequinha – paz à sua alma – do que um Pacense.
Só vejo na  notícia, a maneira de Paços de Ferreira ser falada é à nossa custa, de outra forma, só à do futebol. Se não fossemos nós! Ficavam pelo anonimato. 

1 comentário:

  1. Será que o Capão á Freamunde seria tão conhecido se Paços de Ferreira não fosse a Capital do Móvel? Ou mesmo se não estivesse na 1a? Que interessa se o Presidente da Câmara é de Carrazeda de Anceães, Freamunde, Vila de Touro, as pessoas valem pelo que são e fazem, queremos é gente de eleição em Paços de Ferreira, grande terra que acolhe bem quem vier por bem!

    ResponderEliminar