Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Primeiro aniversário do blogue “Coisas que Podem Acontecer”.

Um ano pode ser muito e pouco tempo - é como a história de um copo que está com água até a metade - alguns olham para o copo e dizem que ele está meio cheio, outros dizem que está meio vazio. A maioria deles tem trezentos e sessenta e cinco dias. Para a vida de um ser humano é pouco tempo, ainda está na fase de aprender a andar, para um blogue é muito. Falo dele – ano – por que hoje dia vinte e sete de Julho, faz um, de existência do blogue Coisas que Podem Acontecer.
Há cerca de três anos comecei a enviar uns textos para o blogue Aspirina B – para mim dos melhores e acompanho bastantes – fui bem recebido, a partir daí, conforme a minha disponibilidade continuei a enviá-los sempre com o elogio do Valupi e comentadores. Passado uns tempos, como já tinha enviado uma série deles, Valupi aconselhou-me a criar um blogue para nele guardar os referidos textos e dar continuidade a outros.
Achei-me incapaz e quase como um burro a olhar para um palácio. Mas, como em tudo, o homem sempre venceu as maiores dificuldades, lá resolvi pedir a uma pessoa amiga que me ajudasse no croqui do blogue - fi-lo porque não sei falar ou ler inglês. Assim aconteceu e a Anita – dona de uma paciência incrível – colaborou comigo dando-me umas dicas. Como não sou, um "cabeça" dura, adepto de que nunca é tarde para se aprender algo, lá me meti nesta árdua tarefa e a partir daqui já era um ser humano a olhar para um palácio.

 COISAS QUE PODEM ACONTECER

E aconteceu de verdade
o meu amigo Manel
pôs ao dispor da cidade
este instrumento a granel.

Todos cá podem entrar
a porta está sempre aberta
se tens notícias p´ra dar
entras sempre à hora certa.

Cá ninguém cala ninguém
desde que cumpras e bem
as regras da educação

que é praxe da nossa gente
e assim isto vai p’rá frente
e honramos este brasão.

Autor do verso: Rodela

Entendo que ao criar um blogue deve-se ter notícias para o alimentar – se não morre – e um blogue é como um ser humano, precisa de comer e beber para continuar a viver nesta conturbada vida que é a comunicação social e ainda por cima fiscalizados por Pacheco Pereira. Esta, só lhe interessa promover o que lhe dá dinheiro – publicidade – se assim não for adeus noticias e, sabemos como Freamunde é uma terra de cultura. Por vezes é referido quando há algo para dizer mal. Temos bastantes associações, que me lembre, só veio cá a comunicação social mediante o pagamento em publicidade da indústria e comércio fazer publicidade à Santa Luzia, Feira dos Capões, mas esta não precisa, a sua fama vem de longe.
Notícias havia poucas e não gosto de falar de política aqui no blogue. Cria-se anticorpos e entendo que em Freamunde há milhentas de coisas para serem divulgadas. Assim fiz e continuo a fazer.      
Merecem referência as associações: Pedaços de Nós, esta com um concurso anual a nível nacional de quadras sobre as festas Sebastianas, várias peças de teatro que faz inveja a qualquer companhia profissional; teatro infantil, grupo de castanholas, de percussão, Big Band, que exibe música de jazz, grupo de música ligeira, Laços de Nós, todo este trabalho é produzido pelos actores que além de o ser ainda fazem trabalho de carpinteiro, serralheiro, etc., a fazer os cenários, pois uma grande parte tem profissões que se coadunam.
O Grupo Teatral Freamundense que há vários anos ganhou prémios a nível nacional é pena a sua activade ser de longe a longe – quase uma vez por ano – principalmente na data do seu aniversário. Fernando Santos (Edurisa Filho) merecia esse sacrifício.
O Grupo Ensamble Vocal de Freamunde que nos orgulha com as suas exibições quer entre nós e nas várias idas ao estrangeiro. Nesta última semana de Julho vai representar Portugal no "16ème FESTIVAL CHORAL INTERNATIONAL EN PROVENCE" – França, evento que nas edições anteriores foi visto por mais de 30 mil pessoas. O Ensemble Vocal já foi altamente premiado na Hungria e na Grécia.
O Rancho Folclórico de Freamunde que todos os anos no primeiro fim-de-semana de Julho nos presenteia com um concurso a nível nacional de ranchos e as suas deslocações a vários pontos do País.
Os Bombeiros Voluntários que tem prestado um valoroso serviço humanitário à sua população.
A Banda de Música com os seus cento e oitenta e nove anos de actividade ininterrupta, que nos orgulha com as suas exibições e um elenco jovem, dá para as Bandas e Orquestras profissionais, vários músicos de grande gabarito.
O Clube de Caça e Pesca que coordena as provas de pesca no rio do Parque de Lazer e a sua funcionalidade.  
A Sociedade Columbófila. Que tem desempenhado um bom trabalho quer a nível desportivo, com as provas a nível nacional e internacional, quer sobre a preservação do pombo-correio.
O Sport Clube de Freamunde, além de andar a disputar a liga Orangina e os campeonatos Nacionais e Regionais de Juniores, juvenis, infantis e escolinhas, dá formação a centenas de miúdos.
As Festas Sebastianas que todos os anos são celebradas no segundo fim-de-semana de Julho, ainda há pouco dias acabaram e já se sente saudades. A Comissão de 2012 já trabalha com afinco para que sejam um êxito igual às anteriores e lembro-me delas desde 1954.  
Se não fossem os blogues existentes em Freamunde a dar notícias sobre estas associações quem as daria? É que se não houver dinheiro a comunicação social não aparece.
Por vezes dá-me na gana de acabar com o blogue, outra, de o estimar como se de uma criança se tratasse. Ganha-se ódio quando as coisas não nos correm bem e amor quando são bem sucedidas. É como tudo na vida. E, entre amor e ódio a distância é pequena.
Por isso vou fazer os possíveis para que este blogue celebre o segundo aniversário. O primeiro é hoje.
A todos que tiveram a paciência de o ler ou acompanhar aqui vai o meu obrigado. 
Manuel Pacheco

3 comentários:

  1. Parabéns!
    Apesar de muito ausente da blogosfera, tenho ainda o cuidado de ler alguns blogues, e tenho este blog na minha lista de leitura.

    Continuação de bom blog!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito bem! Parabéns!

    z8

    ResponderEliminar
  3. Parabéns caro Manuel.
    Parabéns pelo "seu" primeiro aniversário. E para o ano, espero que ande por estas andanças para a comemoração do "seu" segundo aniversário!
    Abraço!

    ResponderEliminar