Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

terça-feira, 26 de abril de 2011

26 De Abril de 2011:

Esta data para mim tem três significados. Faz quarenta anos que nesta manhã desembarquei em Luanda a bordo do Barco Vera Cruz em cumprimento do serviço militar. Trinta e quatro anos que nasceu a minha filha e o primeiro dia de aulas no Centro Escolar de Freamunde.
Fui ver esse primeiro dia. Gosto de o fazer para contar e ficar na minha memória estes acontecimentos. Filmei parte da chegada dos alunos, todos contentes por este primeiro dia. Ao contrário os pais, principalmente as mães, custou-lhes a despedida. Não percebo porquê? Foram para o seu mundo: a escola. 
Estes dias de férias da Páscoa trouxe-lhes saudades dos colegas, professores e funcionários, por isso era de alegria este dia de escola, além das novas instalações. Que luxo! 

Ao ver e sentir este dia lembro-me do meu tempo de escola. Que diferença! A nossa mãe só nos acompanhava no primeiro dia. Depois disso tínhamo-nos de desenrascar. Morava a uns setecentos metros da escola, num lugar ermo, com caminhos péssimos e por entre bouças não fosse por isso o nome do meu lugar: Bouça.
Sei que não havia os perigos que há hoje: trânsito e mais insegurança. Mas também há mais disponibilidade. Hoje os casais não tem tantos filhos tem melhores condições sociais e laborais.

Sem comentários:

Enviar um comentário