Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

domingo, 9 de janeiro de 2011

Concerto de Ano Novo:


No dia sete de Janeiro, pelas vinte e uma horas e trinta minutos, do ano em curso, realizou-se na Igreja Matriz de Freamunde, um concerto musical, executado pela Associação Musical de Freamunde e pelo Coro Litúrgico, Deo Gratias de Freamunde.
O espaço da Igreja é reduzido, parte desse espaço foi ocupado pela Associação Musical, o Coro ocupou o espaço do Altar da Igreja, o restante foi ocupado pelo público. A casa, ou seja, o restante espaço da igreja, não comportava mais gente, uma vez que nestes concertos tem de haver uma certa comodidade - não é uns em cima de outros. 
Foi um concerto de encher o olho e ouvidos. Para mim bem executado. Percebo pouco de música, mas os acordes entravam melodiosos nos meus ouvidos e, quando assim é, é natural a nossa satisfação. Estava bem concebido e o local tinha boa acústica. 
 Gostei de todo o programa. A parte em que mais admirei foi quando foi interpretado Chistmas Medley, de Lorenzo Pusceddu, em que o maestro professor Carlos Silva, interpretou parte da obra cantada e que bem cantada. Uma delícia. 
Pena eventos destes não serem mais vezes. Ainda que se fizesse um pequeno peditório para ajuda das despesas ou a Junta de Freguesia, ou a Câmara Municipal, promover eventos destes com mais regularidade. Ganhava a Associação Musical, o grupo Coral e o público que fosse assistir. O tempo ali dispendido era um ganho. Passar umas horas a ouvir assim concertos só nos torna mais cultos. 
Continuo a dizer que os Maestros têm um papel preponderante em explicar as passagens relatadas na música. Façam isso que quem mais fica a ganhar são vocês - os que a executam. Sei que deve ser trabalhoso pôr em prática concertos destes mas, sem trabalho não se faz nada. Da minha parte um bem-haja para quem teve a feliz ideia do concerto e de quem o programou.
Espero por outro dentro em breve.

1 comentário:

  1. Eu tive o grato prazer de assistir a este belíssimo concerto, foi realmente delicioso.Só o facto do concerto reunir tantas vontades para a sua realização já é de louvar. Depois, quando se tem a sorte de ouvir o coro dos escravos, da ópera Carmina Burana, muito bem executado, pareceu-me(embora não perceba música)já é ter sorte. Obrigado a todos.

    ResponderEliminar