Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Festas Sebastianas de 2010:

Parece que foram ontem. Já se passaram seis meses da sua realização. Vou falar outra vez das Sebastianas que por muito que se fale nunca é demais. Há dias recebi uns vídeos, bastantes longos, as Sebastianas também o são e como se costuma dizer a cara deve dizer com a careta. Tive de os preparar e seleccioná-los tema por tema.
Como se usa dizer, os grandes acontecimentos não nascem grandes. À medida que o tempo vai passando vão crescendo, é como uma bola de neve, cresce conforme vai rolando. Assim acontece com as Sebastianas. De princípio um certo receio em tomar conta delas – ser festeiro – mas com o tempo vai-se ganhando confiança. A venda de lenha para fogões, torneios de futebol de salão e de sueca, leilões e um sem número de eventos que se faz vai solucionando os vários problemas.
Os peditórios que todos os domingos faz com que os festeiros andem de porta em porta, uma vez com ânimo - o último correu bem leva a crer que o próximo também vai correr - outros é uma incerteza e muitas vezes não compensa pelas respostas e desdém. Mas quem assumiu tal responsabilidade tem de estar preparado para tudo.
Quando chega a proximidade é uma dor de barriga. O dinheiro escasseia, o trabalho é muito, a experiência nenhuma. Mas, ou o Mártir S. Sebastião faz de protector – o santo padroeiro é o Divino Espírito Santo - ou é Freamunde que está abençoado. É com o tempo e com o dinheiro que se angaria. Desde que me lembro só choveu uma vez na segunda-feira, antes da marcha alegórica, após a sua passagem já aconteceu várias vezes. Com as despesas todos os anos não tem havido problemas e todos temos consciência do sacrifício que fazem os festeiros e quem contribui.
Após a celebração é um prazer saber do seu êxito. Esquecem-se as más respostas que se recebem, os aborrecimentos entre festeiros e os árduos trabalhos que se têm. A não ser que se dê tudo do que se tem para dar e à última hora aconteça algum imprevisto.
Imagine o leitor que tem dado o máximo de si. No domingo de festas depois de uma noite mal dormida ter de se preparar para estar presente na missa de festa, vir almoçar à pressa para ajudar a transportar os andores e quando vem para casa para se preparar para a procissão sente-se de tal modo cansado que já nem forças tem para fazer parte da mesma.
Agora imagine que é o progenitor, que contribuiu com quanto pôde monetariamente para o êxito das festas e do seu filho - que é festeiro - uma vez que ele está em sua casa deitado na cama. Sabe que ele é diabético dependente da insulina e que seja esse o motivo de tal cansaço já não sente vontade de ir ver a passagem da procissão.
 
Entre mim e a minha esposa preferi que fosse ela assistir assim como ir à noite à igreja como é seu costume. Gosto de ouvir o combate entre as bandas no domingo à noite mas não sentia alegria por saber que tinha o filho na cama. Queria que fosse a um médico ou ao hospital. O receio dele é que lhe dissesse que tinha de ficar internado ou a descansar e assim não fazer parte do que ainda restava das festas.
Na segunda-feira de manhã consegui que fosse comigo ao Centro de Enfermagem de Paços de Ferreira para ter uma consulta. Esteve duas horas a soro. Quando chegamos a casa vinha pior do que foi o que me levou a chamar a ambulância dos Bombeiros de Freamunde para o transportar para o Hospital do Vale do Sousa.
Há uns anos esteve ali internado bastante mal pelo mesmo motivo. Ficou internado nos cuidados intensivos. À tarde a minha esposa e a companheira dele foram ao hospital para ver se o podiam visitar. Foi-lhes concedido cinco minutos. Estava mal mas a maior preocupação dele era não poder fazer parte nas marchas alegóricas. Disse-me a minha esposa que umas lágrimas se desprenderam dos olhos dele. Fez questão que a companheira fosse à noitada para o seu filho de quatro anos ver a marcha que desde há muito não falava noutra coisa e que alegria sentia por o seu pai ser festeiro!
Escusado será dizer que eu e a minha esposa não sentimos vontade de ir à noitada. Sei que as festas são sinónimo de alegria e quem a não sente é melhor ficar em casa. De certeza que tudo nos ia aborrecer e quando assim acontece é como se costuma dizer: boa romaria faz quem em sua casa está em paz.
É este um dos motivos que me leva a exibir estes vídeos no meu blogue e relatar o drama do meu filho. Podia-o fazer na terceira pessoa mas gosto de ser frontal. Também o faço em homenagem a todos festeiros de dois mil e dez. Foram incansáveis e quando assim é o pior que lhes pode acontecer é o êxito. Eles merecem e as festas foram-no. Pelo que se pode ver nos vídeos não há melhor. Igual pode haver.
A todos da minha parte vai um obrigado e vou fazer os possíveis para colaborar com o que puder com as festas Sebastianas de dois mil e onze e ver se tenho mais sorte em as poder gozar. Que sejam um êxito maior que as de dois mil e dez.
Tem um percurso de quase dois quilómetros e uma duração de uma hora e quarenta e cinco minutos. As ruas, com os seus tapetes multicores, dão um colorido que contribui para que a procissão seja um êxito. Vale a pena assistir e deve ser por esse motivo que de ano para ano a afluência de público cada vez seja mais.
Tal como em mil novecentos e oitenta e oito voltou a ser um êxito a sua actuação. Freamunde e as Sebastianas deram uma demonstração de bem receber, aliás é seu apanágio, saber distinguir quem tem valor e os Xutos & Pontapés têm carradas dele.
Realmente foi um espectáculo. Pelas imagens podemos admirar essa beleza.
Chegamos à que é considerada a nossa ex-líbris. Vale a pena assistir à sua passagem pelas ruas da cidade, é um espectáculo impar.
De ano para ano são mais os foliões, se não se tomar decisões quanto ao seu trajecto, um dia, não sei se ela vai conseguir romper pelo trajecto habitual.
Este jantar é tradicional. É uma forma de passagem de testemunho e a maneira de agradecer a várias pessoas que não fazendo parte da comissão de festas contribuíram para elas como se festeiros fossem.
É usual entregar-se uma quantia em dinheiro – pouco – à nova comissão. Para a comissão que realizou as festas existe um sentimento de dever cumprido. Para os nomeados para as próximas uma certa dor de barriga por saberem a fama que as festas granjearam e a responsabilidade para as levar a efeito e terem êxito como as que findaram. Para os habitantes de Freamunde que venham mais e com esta pujança.

"Ser festeiro das Sebastianas é ter"

“Rasgos de euforia, embebidos em promessas de trabalho árduo e constante, sementes férteis de ilusão, dedicação abundante que faz esquecerem tudo e todos, deixando apenas uma coisa na rotina. AS FESTAS! AS NOSSAS SEBASTIANAS!...
Um ano em que todos nós (Festeiros) nos dedicamos a esta causa de forma simples, prática e acima de tudo pura, não só pelo que realmente fazemos, mas também por aquilo que afinal conseguimos fazer e que jamais acreditávamos ser possível realizar…
Esta vida do festeiro, que enche de orgulho e faz unicamente aquilo que somos: FREAMUNDENSES…
O que inserimos nesta apresentação prova o que realmente são as nossas SEBASTIANAS.
“Mais que qualquer imagem, do que qualquer palavra, gesto ou afirmação, o significado de FESTEIRO é o que é:” Só sabe quem é ou já foi; sonha aquele que será e finalmente aquele que se rói todo por nunca o ter sido”
Obrigado, festeiros de todas as SEBASTIANAS! Obrigado FREAMUNDE…
Um dia perguntei a mim mesmo: SEBASTIANAS? SER FESTEIRO? O que é? …
Hoje felizmente sei o que significa:
“O meu segundo filho, a minha segunda mulher, a minha segunda casa e a minha segunda vida…”
Até dois mil e onze e que os elogios sejam os mesmos.
 

2 comentários:

  1. que blog deprimente... com um discurso tipico duma miss mundo...

    ResponderEliminar
  2. que blog deprimente...tu e que deves ser um depremido

    ResponderEliminar