Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Festa em honra de Nossa Senhora da Conceição:


 Nossa Senhora da Conceição

Festa que se realiza no Largo de S. Francisco. A nível religioso é celebrada uma missa e realizada uma procissão pelas ruas da cidade. Este ano derivado às condições climatéricas esteve em vias de não se realizar. A partir das dezasseis horas houve um período em que não choveu o que foi o bastante para a realização da procissão.
Desde sempre lembro-me desta festa e da mercearia do Ramiro que neste dia servia de tasca onde uma grande parte dos foliões ia beber uns copos e esquecer por momentos os azares da vida. Com a sua morte a mercearia fechou assim como a tasca no dia oito de Dezembro.
Os festeiros das festas Sebastianas alugaram um coberto no largo de S. Francisco onde quem quiser pode saborear uns rojões e uns bons copos de tintol e eles (festeiros) angariarem uns euros que servem para colmatar as despesas das festas Sebastianas de dois mil e onze. Dizem os entendidos do vinho que o deste ano era uma delícia - como se usa dizer é de beber e chorar por mais.
É uma pequena festa mas como digo com grande tradição. Todos os Freamundenses sentem um carinho especial pela Senhora da Conceição. As mordomas e mordomos – espécie de festeiros – são todos solteiros. Não sei qual o motivo mas assim reza a tradição
Neste dia a Associação Musical de Freamunde aproveitava para fazer a estreia de novos músicos. Este ano vão entrar seis. Ainda bem porque assim dá-se novo sangue à banda embora a sua maioria seja jovens. Parece uma banda juvenil. Durante a tarde a Associação Musical de Freamunde deu um concerto de música e fez o acompanhamento da procissão e encerrou com uma rapsódia e o hino de Freamunde.
Esta festa culmina com o seu expoente máximo que é a queima dos "Ferreirinhos", únicos no país.

Sem comentários:

Enviar um comentário