Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Não há terra como esta:


Não deve de haver em Portugal, terra alguma, com o número de habitantes que Freamunde tem, não sendo sede de concelho, tão dedicada à cultura.


Banda Musical de Freamunde: deve de ser a instituição mais antiga em actividade e com um fulgor que faz inveja às mais novas. Tem corrido o País de lés a lés e estrangeiro com as suas exibições e é uma das melhores se não a melhor do País em bandas à paisana como se usa dizer. A Escola de Música Infantil onde muitos jovens aprendem a dar os primeiros toques e dali transitam para a Banda de Música.
Quartel dos Bombeiros
Bombeiros Voluntários de Freamunde: sempre solícitos para qualquer eventualidade, não fosse esse o verdadeiro ser da sua existência quer a apagar incêndios quer a prestar socorro à vária sinistralidade.
Associação dos Socorros Mútuos
Associação dos Socorros Mútuos Freamundenses: que tinha por finalidade prestar assistência médica e medicamentosa aos seus associados e população em geral, fazia o que o Serviço Nacional de Saúde faz com a população portuguesa, tirando o internamento hospitalar. O edifício funciona como casa de espectáculo e é ali que se exibem os grupos de teatro.
Clube Caça e Pesca: tem por missão a conservação do rio no Parque da Cidade (Parque de Lazer). A pesca que ali se pratica tem por finalidade o passatempo. Não é  permitido  levar para casa o peixe pescado este tem de ser devolvido ao rio assim mandam os regulamentos ali fixados. Assim quem não quer ser peixe. É vê-los como se pavoneiam com os seus mergulhos,
Columbofilia: com os seus concursos nacionais e internacionais em que todos os domingos faz os seus apaniguados estarem de cabeça levantada para o céu e um certo nervosismo com a sua chegada
Rancho Folclórico: que nos brinda todos os anos com um espectáculo antes oito dias das festas Sebastianas e tem representado a nossa cidade nos convites que tem recebido.

Ensemble Vocal de Freamunde: com as suas idas ao estrangeiro e alguns espectáculos em Freamunde e certas localidades do País.
Grupo Teatral Freamundense: que nos deliciou e tem deliciado com peças que ganharam primeiros prémios a nível nacional e para nós – Freamundenses – com a célebre opereta a “Gandarela”.
Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós: que a nível da cultura é a rainha de Freamunde com os grupos: Grupo Teatral da Associação Pedaços de Nós que neste momento anda a ensaiar a peça “Amor de Perdição” que a 1 de Outubro faz a sua estreia. 
Castanholas de Freamunde: que têm actuado pelo País fora sendo do agrado de quem assiste as suas actuações. O Big Band com as suas actuações que nos enche de alegria tanto na parte musical como na cantoria. O grupo de Percussão que com umas latas de tinta recicladas as adaptaram em bombos e tambores e que tem actuado cá no burgo e em localidades em que são convidados.
Todos estes grupos actuam pelo prazer da música, os seus concertos são gratuitos, quando convidados por associações de beneficência. Tudo isto acarreta trabalho e bastante tempo perdido mas é a forma dos seus elementos o passarem com aquilo que mais gostam que é a música.
Big Band: com as suas actuações que nos enche de alegria tanto na parte musical como no cântico.
Deixei para último as duas agremiações mais representativas de Freamunde que são o Sport Clube de Freamunde e as Festas Sebastianas. As Sebastianas: são celebradas no segundo fim-de-semana de Julho, são o ex-líbris de Freamunde e quando acabam estamos à espera das próximas. Além destas temos as feiras-festa de S. António, Santa Luzia e a festa da Senhora da Conceição.
Procissão de S. António 
Procissão da Senhora Conceição
Procissão do Martir S. Sebastião, na Gandarela
Sport Clube de Freamunde: é a agremiação mais representativa e a que leva mais longe o nome de Freamunde. Tem várias equipas de futebol desde seniores, juniores, juvenis A e B, iniciados A e B e infantis A e B, com uma participação de centenas de miúdos.
Para estas colectividades tem o complexo desportivo em que comporta um relvado para os juniores e relvado sintético para as outras categorias. Actualmente temos três equipas em prova nos nacionais que são: os seniores a disputar a Liga Orangina, os juniores o Campeonato Nacional e os Juvenis também o Campeonato Nacional . 
Qual a terra que não sendo concelho que vive da carolice do seu povo se pode dar ao luxo de ter assim um património. Freamunde pode ser pobre, que o é, mas é rica na sua cultura. Vivam os seus directores e associados por muitos anos para não deixarem morrer tão ricas agremiações.

Sem comentários:

Enviar um comentário