(Estátua de Sal, 13/07/2025)

Continua a CNN a convidar o Major-general Carlos Branco para opinar sobre a situação geopolítica do momento, mas sempre com marcação homem a homem para que a narrativa do consórcio EUA/UE/NATO não saia muito beliscada pelos factos que aquele militar revela nas suas intervenções. Desta vez não foi o Bello – que é feito dele que nunca mais se viu?! -, nem a Soller ou a Ferro Gouveia. Foram buscar um neófito na marcação, um tal Uriã Fancelli.
Fui ver quem é esse suposto especialista em relações internacionais, já que me causou alguma estranheza irem buscar um brasleiro, como se nós cá não tivéssemos especialistas para dar e vender Mas devem ter seguido o exemplo do futebol – é do Brasil que se importam craques da bola a bom preço -, julgando que este é que iria pôr na linha o Major-general. Em síntese o homem fez dois mestrados em relações internacionais na Europa e em 2022 foi, no Brasil, candidato às eleições pelo partido PODE, partido brasileiron conservador de centro-direita.
O episódio da infeliz prestação do Fancelli. ocorreu no CNN Meia Noite de dia 12. A emissão até começou cordata e serena, até ao momento em que o nosso especialista quis provar que a Ucrânia não está a perder a guerra e que, Carlos Branco, se esquece deliberadamente de referir que a Rússia anda a atacar sistematicamente alvos civis porque é conhecida a sua russofilia!
O que ele foi dizer. Sendo incapaz de contradizer os factos aduzidos pelo Major-general, só lhe restou o ataque ad hominem. Carlos Branco, deixou-o falar e, sem perder a compustura, ripostou com toda a justiça em defesa da sua honorabilidade. E assisti à maior sova verbal dada em televisão que me recorde. Mas, mais do que eu possa dizer, o melhor mesmo é verem no vídeo abaixo, a partir do minuto 5.
Coitado do Fancelli, foi à tosquia e saíu tosquiado. Mas não se iludam, estamos a viver tempos perigosos com a ascenção larvar de todos os fascismos e seus homens de mão. É que eles sempre foram assim. Quando não podem mais mistificar a realidade e as ideias dos que a eles se opõem, os alvos deixam de ser as mensagens e passam a ser os mensageiros.
Estátua de Sal, 14/07/2025
Sem comentários:
Enviar um comentário