Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Vai lá às Sebastianas:

Se em Fevereiro, tem Carnaval, como escreveu Jorge Ben, então em Julho… em Julho, tem Sebastianas!

Na infância, os inícios de Julho eram feitos de vigilância. A cada camião que chegava ao centro de Freamunde, o entusiasmo crescia ao redor de saber que carrossel estaria a chegar, mas o que marcava o sentimento, de que as ‘Festas da Vila’’ ou as Sebastianas estavam mesmo a começar, era o momento de ver os arcos de iluminação ligados à noite: - Já há luz na feira! Vão começar as Sebastianas!

Hoje este sentimento de expectativa e entusiasmo continua, e quando dia 5 de julho se inaugurar a iluminação, a porta da alegria, da devoção e da liberdade abrir-se-á para receber milhares e milhares de foliões prontos a viver uma nova aventura!

Para abertura da festa, os lisboetas Cais do Sodré Funk Connection trazem o ‘’Soul Power’’, num colectivo que conta com a voz de NBC e a arte de Francisco Rebelo, que regressa a Freamunde, depois do projecto Fogo Fogo.

A semana viajará com os Pedaços de Nós, e com a Tuna da Associação Musical de Freamunde, para chegar a quarta-feira com um dos momentos mais altos desta edição das Sebastianas.

Se as luzes são o sinal de abertura para as Sebastianas, no ano em que se celebra a Liberdade, o sinal para despoletar o 25 de Abril foi a música ‘E depois do adeus’ de Paulo de Carvalho, que se juntará ao concerto da Banda de Freamunde, num momento de festa, e de recordação do valor fundamental da Liberdade, tema das Sebastianas 2024.

A partir daqui, as Sebastianas entram em pirólise completa como uma vaca de fogo acabada de acender. Na quinta-feira dia 11, a festejar 25 anos de carreira, vindos da Leça da Palmeira, Demo e New Max, regressam a Freamunde 12 anos depois, com os Expensive Soul.

Também do Hip-Pop, e da Leça da Palmeira, a sexta-feira será animada pelos Mundo Secreto, mas a noite de sexta estará certamente marcada pelas centenas de tocadores de bombos, que inundarão as ruas de Freamunde com ritmo, agitação, e muita animação. Esta noite será tão animada, que de Resende virá Nel Monteiro, que muito provavelmente não escapará a nova ‘’procissão’’ realizada por antigos festeiros, que o carregarão num cadeirão, uma espécie de andor improvisado para o músico popular, desde da mesa do jantar, ao palco da música popular!

No sábado, o palco principal receberá, o artista nascido na cidade, que possui o mais importante panteão nacional, a Igreja de Santa Cruz em Coimbra, onde repousa o fundador D. Afonso Henriques.

Falo de Tiago Bettencourt, que se deu a conhecer na banda Toranja, que há vinte anos, em pleno europeu de 2004, colocou ‘as raízes quadradas de somas subtraídas’ na boca dos portugueses com a música ‘A carta’.

No palco da música popular, o antigo jogador do Salgueiros, e o músico que quer casar com a linda portuguesa, Marante chega com o projecto Bar Dançante, juntamento com os DJ Set: João e Miguel.

No caso de Miguel, falamos do músico conhecido por Mike El Nite, famoso pelas músicas ‘Dr. Bayard’ (com videoclipe produzida na fabrica dos rebuçados) e ‘Santamaria’ baseado na banda com o mesmo nome.

No domingo, o dia será animado pela Banda de Freamunde e pela Banda de Música de Antas, de Esposende.

A noite continuará com a fadista Ana Moura, um dos momentos mais esperados nas Sebastianas, visto que a artista é uma das fadistas com mais sucesso deste século. A noite continuará com a atuação de Moullinex, e para finalizar a noite e a carreira, Hermínio Bussaco promete despedir-se da música em Freamunde… até sempre Hermínio!

A segunda-feira dará palco aos construtores de carros alegóricos, que apresentarão na majestosa marcha, os seus carros projectados segundo o tema da liberdade.

A noite, que iniciará com a habitual sessão de fogo, terminará com o premiado em Veneza, e vencedor de um Sophia e 5 Globos de Ouro, o actor Nuno Lopes no papel de DJ.

No palco da música popular, Fernando Correia Marques, que para além de músico popular, chegou a ser guarda-redes do Atlético e do Sporting, mas numa festa que celebra a Liberdade, é de relevo lembrar que Fernando Correia Marques foi membro do movimento artístico revolucionário Pró-Fapir em 1974/75, e atuou em espectáculos de intervenção, por onde passaram Zeca Afonso, José Mário Branco, Fausto, entre outros.

As Sebastianas encerrarão na terça-feira, 16 de julho, com a banda Santamaria, onde é membro integrante Luís Marante, filho de Marante.

A somar a isto tudo, valerá a pena a visita a Freamunde, para ver e participar na procissão ao Mártir São Sebastião, num percurso longo e recheado de simbolismo e fé.

E muito mais poderia ser escrito sobre as Sebastianas, mas com tantos motivos de festa, recorro-me da quadra vencedora do concurso deste ano das Sebastianas, para apelar a que nenhuma mãe sinta as suas porcelanas em perigo, por isso: Vai lá às Sebastianas…

OPINIÃO

Por Ricardo Jorge Neto

Sem comentários:

Enviar um comentário