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domingo, 12 de fevereiro de 2023

O politicamente correto e a censura:

Ouvi hoje o pungente testemunho de uma freira portuguesa, na Síria, sobre a tragédia do terramoto que, durante dias, foi apenas da Turquia. Sei que há os bons, os da Nato, e os maus, “os outros”, mas tenho dificuldade em compreender a insensibilidade com que se aceitam as tragédias n’ “os outros”. Aliás, duvido que haja freiras católicas em países de “bons”, onde os ditadores islâmicos controlam o poder.
E dou por mim a pensar que os portugueses que resgataram dos escombros uma criança, na Turquia, jamais se dirigiriam à Síria em missão humanitária, como se as crianças de qualquer país, independentemente do ditador de turno ou do governo democraticamente eleito não merecessem igual solidariedade humanitária.
Afinal, não é foi a solidariedade que moveu o Governo, e o PR que nunca falta com a sua opinião, foi a nacionalidade das vítimas.
Até na solidariedade entra o politicamente correto, não apenas na análise do passado dos países e na execração dos seus heróis da época nesta volúpia iconoclasta das gerações de hoje.
Nunca deixei nem deixarei de combater os crimes, em especial os dos mais fortes contra os frágeis, dos ricos sobre os pobres, dos poderosos contra os fracos, sejam quais forem as vítimas, homens, mulheres, crianças ou velhos.
Há crimes que me repugnam particularmente, nomeadamente a violação e, dentro desta, a pedofilia. Dito isto, penso que chegou a hora de combater a onda moralista que, sob a capa do combate aos crimes sexuais contra as mulheres e à violência contra as minorias, ameaça subverter a civilização e coartar a liberdade individual.
Condenam-se prémios, livros, pinturas, músicas e filmes numa sanha persecutória que a Inquisição não desdenharia. E basta a denúncia para que o tribunal da opinião publicada amarre ao pelourinho da desonra os indigitados.
E se forem culpados, queimam-se os livros, rasgam-se telas, apagam-se as gravações?
Um ator deixa de ser virtuoso por eventuais delitos? Um quadro de Picasso deixa de ser obra-prima pela conduta do génio para com as mulheres? Ezra Pound, um nazi, deixa de ser o maior poeta americano e um dos maiores do século XX? Temos de destruir as melhores interpretações de Beethoven ou Mozart, editadas pela Deutsche Grammophon, porque foram produzidas pela Filarmónica de Berlim, sob a regência do incorrigível nazi Herbert von Karajan?
Há nesta vindicta do politicamente correto uma deriva pidesca e demencial que ameaça arrasar o ethos civilizacional herdado do Iluminismo. Quando as obras de arte e as mais emblemáticas criações da Humanidade ficarem sujeitas a critérios moralistas, temo pela criatividade e liberdade da civilização que hordas de moralistas não vacilam a afrontar.
Entreguem os criminosos aos tribunais e não se vinguem nas obras. Não permito que me privem dos filmes de Woody Allen, seja qual for o pretexto, sejam quais forem os crimes de que o acusem e venha a ser condenado.
Não se pode permitir que a moral interfira na criação e conceções estéticas. Muitos dos moralistas estariam hoje a fazer denúncias ao Santo Ofício, a assinalar judeus aos nazis, a acusar comunistas à Pide e a distribuir exemplares do Index Librorum Prohibitorum, só abolido em 14 de junho de 1966 pelo papa Paulo VI.

Censura, não.

Carlos Esperança 

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