Não sei como se diz Harry Potter em feminino. Mas passa a existir uma Harry Potter. A terceira. HPIII.
A propósito de tradições:
O Reino Unido é hoje o fantasma de um império. É um castelo assombrado. Por lá se movem espíritos no cumprimento de rituais esotéricos. A figura que os velhos espíritos conservadores escolheram para chefiar o governo do castelo vai amanhã – de vassoura - cumprimentar a figura que reina sobre as ruínas, depois da figura que se despede se ter despedido.
Imagina-se a cena com esqueletos cobertos por lençóis entre teias de aranha do que sobrou do império.
A velha senhora do castelo assombrado oferecerá uma cerveja ao truão que se despede e perguntará o nome à substituta, oferecendo-lhe chá e scones, ou um Port. Bye bye.
O império romano deixou neste império que se esboroou a muralha de Adriano. A grande ruína local. Os antigos druidas reuniam-se no monumento de Stonehenge. Os druidas atuais reúnem-se no Castelo de Balmoral, Será aí que a nova chefe de governo vai prestar o seu culto aos mortos do império. Uma velha e bela tradição.
Na Roma Antiga, era realizada uma celebração anual de nove dias para homenagear os espíritos dos ancestrais. As famílias reuniam-se para visitar os túmulos de seus entes queridos falecidos. Ofereciam bolos e vinho. Os romanos chamava Parentália a esta cerimónia aos mortos. Será breve a visita da nova chefe da família. A nova vassoura das bruxas chama-se helicóptero.
Cumprida a tradição, a nova chefe do governo irá prestar a vassalagem ao verdadeiro imperador. Irá a Washington receber as cartas e as bênçãos que fazem dela a pró-consulesa da colónia inglesa.
A monarquia é uma bela instituição para inspirar contos de crianças.
Carlos Matos Gomes
Sem comentários:
Enviar um comentário