Como bem explica Jacques Sapir, a economia russa não é do tamanho da economia espanhola, nem é a sexta economia mundial, como mostra o gráfico, mas uma das quatro maiores do planeta, juntamente com as dos EUA, da China e da Índia, pois, sem ela, todas as restantes entram em grave recessão. Sapir calcula em 10% o peso da Rússia na economia mundo, colocando-a em terceiro lugar entre as maiores.
Umas de maior importância que outras. Outrora assim acontecia. É por isso que gosto de as relatar para os mais novos saberem o que fizeram os seus antepassados. Conseguiram fazer de uma coutada, uma aldeia, depois uma vila e, hoje uma cidade, que em tempos primórdios se chamou Fredemundus. «(Frieden, Paz) (Munde, Protecção).» Mais tarde Freamunde. "Acarinhem-na. Ela vem dos pedregulhos e das lutas tribais, cansada do percurso e dos homens. Ela vem do tempo para vencer o Tempo."
Rádio Freamunde
https://radiofreamunde.pt/
quinta-feira, 8 de setembro de 2022
É preciso repeti-lo ad nauseam até os burros perceberem?
O comportamento do Rublo mostra-o à saciedade, pois não só não colapsou, como foi a moeda mais forte do ano e ameaça substituir o petrodólar como unidade de conta e pagamento de matérias primas essenciais e sem as quais o conjunto das economias ditas desenvolvidas entra em grave crise. Para a Europa, a crise mal começou e a fazer fé nas projecções, tanto as optimistas como as realistas, agiganta-se sobre a Europa ocidental o espectro da maior crise económica desde os anos 30, pelo que não estranhemos caso haja um súbito volte-face da retórica guerrista e um inusitado entusiasmo por negociações que levem ao fim do conflito no Leste, à divisão da Ucrânia e ao levantamento das sanções. Os governos dos membros da UE sabem que esta crise, a não ser resolvida, poderá ser o fim da UE e, mesmo, de alguns regimes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário