Em tempos idos era anunciado como a Festa de Santa Luzia e Feira dos Capões. No passado domingo, já se viam alguns autocarros de excursões com peregrinos que vieram devotar a Santa Luzia, na Capela de Santo António. Outros fizeram-no nas eucaristias celebradas às 09.00 h e 11.00 h de segunda-feira, 13 de Dezembro.
Umas de maior importância que outras. Outrora assim acontecia. É por isso que gosto de as relatar para os mais novos saberem o que fizeram os seus antepassados. Conseguiram fazer de uma coutada, uma aldeia, depois uma vila e, hoje uma cidade, que em tempos primórdios se chamou Fredemundus. «(Frieden, Paz) (Munde, Protecção).» Mais tarde Freamunde. "Acarinhem-na. Ela vem dos pedregulhos e das lutas tribais, cansada do percurso e dos homens. Ela vem do tempo para vencer o Tempo."
Rádio Freamunde
https://radiofreamunde.pt/
sexta-feira, 17 de dezembro de 2021
SANTA LUZIA E FEIRA DOS CAPÕES:
A Feira dos Capões voltou a ser realizada no centro da cidade, com os feirantes habituais, a tradicional presença do gado cavalar e também os reis da feira, os capões e outros galináceos. No concurso do melhor capão vivo organizado pela Associação de Criadores de Capão de Freamunde, ao fim de muitos anos, após a carismática Guidinha Mota, outro freamundense, António Augusto, foi o vencedor do concurso.
Por Pedro Ribeiro
Rádio Freamunde
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário