Não é a primeira vez desde que aqui me encontro. Vim para cá a vinte e seis de Setembro, do ano passado, voltei a Freamunde a quinze de Novembro do mesmo ano e regressei a Saint Étienne a vinte e dois do mesmo mês do ano transacto. Tenho previsto o meu regresso dia treze de Janeiro do ano em curso. Estas vindas deve-se a "força maior" que agora não interessa relatar.
Como estava escrevendo e dei título a este texto (Neva em Saint Étienne) é o que está a acontecer neste momento. Não é que para mim seja novidade. Em Freamunde de tempos em tempos também neva.
Aqui é diferente. A temperatura atingindo zero graus sabe-se que há queda de neve. Não é que seja perito nestas questões de meteorologia. Não! Não sou. Unicamente relato o que ouço dos habitantes de Saint Étienne.
Esses habitantes a que me refiro são portugueses. Que da língua francesa não percebo patavina. A não ser um merci (obrigado), au revoir (adeus) e outras coisas mais que me servem para desenrascar no dia a dia. Por vezes vai meio francês e meio português acompanhado com a língua universal que é a gestual.
Mas voltando à neve que foi o que me trouxe aqui. Quando cai, cai com intensidade. Torna-se lindo! Aqueles farrapos a cobrir o chão da estrada. Só que se torna perigoso para quem caminha, há as escorregadelas, e quem conduz viaturas tem de ter um cuidado redobrado porque senão surgem as amolgadelas. Mas isso não tem acontecido porque a polícia interrompe logo o trânsito automóvel, principalmente os camiões. São dezenas e dezenas encostados às bermas da estrada. Em Novembro, salvo erro, na vinda de Lyon, pude assistir às dezenas e dezenas de camiões encostados às bermas tanto num sentido como outro.
Hoje vou novamente a Lyon e prevejo que vá acontecer o mesmo. É uma aventura. Mas que a dispensava bem. Mas por "força maior" tem de ser. Mas só acontecerá se cair em pequena escala.
Se for em grande escala essa "força maior" tem de ficar para amanhã. Por que não se deve brincar com as forças da Natureza. Portanto fico no aconchego do lar.
E depois posso admirar e dizer. "Neva em Saint Étienne".
Sem comentários:
Enviar um comentário