Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Contra ventos e marés:

Celebra-se hoje a festa de Nossa Senhora da Conceição. Mais uma santa que é venerada e que não tem nome de Igreja ou Capela com o seu nome. Aliás das duas capelas e uma igreja matriz existentes em Freamunde – por enquanto – só S. António é que é celebrada a festa e com capela. Azar dos Távoras.
Então quando os Freamundenses resolveram agraciar os santos: S. António, Mártir S. Sebastião, Senhor e Senhora, Senhora da Conceição e Santa Luzia, esse agraciar para ser completo, era com capelas ou igreja com o seu nome. Só pode ter sido esquecimento.
Por que aqui em Freamunde quando resolvemos algo esse algo não demora muito a ser concretizado. Para exemplo é ver a Nova Igreja que está a ser construída em honra do Divino Salvador. Outro esquecimento dos Freamundenses.
Então se o Divino Salvador é o Padroeiro de Freamunde como nunca lhe ter oferecido uma capela ou igreja com o seu nome! É de lamentar.
Mas com capelas ou igrejas e sem nome dos santos em que se venera o seu dia ou festa estamos sempre de coração aberto para os lembrar.
Parece que se vai cumprir a profecia. Conceição de chuva Luzia de sol.
Somos assim e assim vamos continuar: Contra ventos e marés.

Sem comentários:

Enviar um comentário