Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

domingo, 16 de agosto de 2015

A fresta do Pontal, ou eu tinha umas asas brancas:


Passos Coelho, Anjo

Estive a ouvir Portas e Coelho na festa do Pontal, marcando a rentrée política pafiana e fiquei espantado com tanta desvergonha, desplante e mentira. É difícil batê-los no campo da pantominice e do cinismo. Autênticos carteiristas encartados, capazes de roubar o transeunte, ficar-lhe com todo o dinheiro e depois entregar a carteira ao espoliado fazendo-o desfazer-se em agradecimentos por, ao menos, ter escapado ao calvário de ser obrigado a renovar todos os documentos.

Portas mimou o papel do polícia mau. Atacou o PS, acenou com cenários de catástrofe, a bancarrota ao virar da esquina, e pasme-se, com a destruição da Segurança Social por parte do PS, devido à redução da TSU para os trabalhadores. Portas foi uma sobremesa meia indigesta que, mais que dizer que nós somos os melhores, foi dizendo que os outros são piores que nós.

Coelho fez o papel do polícia bom. Parecia um rapazinho vestido de anjinho na procissão do Senhor dos Passos. Parecia o Almeida Garret, em “As minhas asas”:

Eu tinha umas asas brancas,

Asas que um anjo me deu,

Que, em me eu cansando da terra,

Batia-as, voava ao céu.

Depois, tentou falar para os portugueses que não gostam do PAF. Que compreende o azedume dos portugueses que lhe fazem um manguito: “Se queres fiado, toma”. Ele até concorda que os portugueses estejam de costas voltadas para ele, diz o aldrabão. Mas diz também que agora é que é. Que quer uma oportunidade para governar, passadas que são as dificuldades, diz ele, – ó inaudita falta de vergonha -, que quer governar com maioria absoluta!

Não vou analisar em profundidade os efeitos de destruição e caos social que as políticas deste governo promoveram: aumento da pobreza, do desemprego, das desigualdades, destruição das classes médias, emigração em massa, diminuição do PIB, do investimento, aumento da dívida pública, dívida em nome da qual justificaram todas as tropelias e atentados aos trabalhadores, pensionistas, e todos os grupos sociais mais vulneráveis.

Quem tivesse o mínimo de vergonha não se dirigiria agora a esses mesmos grupos sociais pedindo-lhes o voto e a renovação de mais quatro anos de suplício. Mas não. Passos acha que pôr umas asas e falar com vozinha a tender para o embargado, qual menino de coro em dia de comunhão, é o suficiente para se fazer passar pelo cordeiro que não é, recuperando a confiança que não merece. E isto sem apresentar qualquer plano quantificado para a governação que quer renovar. Sobre o futuro nem uma palavra. Sobre como o país pode crescer e melhorar nem uma palavra. Sobre como poderemos pagar a dívida, dentro das constrições do Euro e do tratado orçamenta, nem uma palavra.

 Passos acha que a sua retórica mistificadora é suficiente para alterar a realidade que ele próprio criou e promoveu. Como se a realidade pudesse ser construída e a história reconstruída apenas com base num cardápio verbal soprado pelos seus conselheiros de marketing político.

O que o leva a acreditar nisso? Será o homem inimputável, uma espécie de esquizofrénico que ouve vozes a quem obedece, por muito esquisitas e irrealistas que sejam as tarefas de que é incumbido? Viverá num universo paralelo, numa realidade autista que é a sua e que só ele conhece?

 Decididamente não. O que leva Passos a tentar encenar este número de prestidigitação, e a tentar fazer passa-lo como verosímil, é essencialmente o terreno que a oposição, nomeadamente o Partido Socialista, lhe tem oferecido de mão beijada. É esse território, essa fresta, que Passos vai tentar preencher até ao dia das eleições. Porque a oposição que quer ser governo não lhe desmonta as mentiras sem dó nem piedade. Porque não traz para o topo do debate político de forma atempada e incisiva todas as trapalhadas, negociatas, e até ilegalidades, que vão sendo cometidas pelo Governo. A história dos cartazes é reveladora. Depois do ocorrido, até parece que o desemprego não existe, e que só estão desempregados figurantes irreais, tal como nos querem fazer acreditar Coelho e Portas. Assim, um dos trunfos eleitorais que o PS poderia usar com propriedade para desmistificar a retórica passista caiu por terra com estrondo e sem glória.

É que não basta apresentar um programa macroeconómico e uma estratégia para o País, se não se consegue passar a mensagem ao eleitorado de que a aplicação de tal programa pode conduzir a uma melhoria das condições de vida dos cidadãos. Poucos entendem as minudências técnicas de um cenário macroeconómico, por muito coerente que seja, mas mais depressa muitos poderão ser capturados pelos chorrilhos declamativos de Passos e pelas mentiras a que reiteradamente recorre. É pois, aí, no campo do slogan, que o PS tem que deixar de ser uma espécie de grupo de amadores que se reúne no Largo do Rato para tomar café.

Como é espantosa tanta moleza e tanta complacência com a vigarice “pafiana”, pode perguntar-se porquê tanta inoperância, tanta tibieza, não combatendo Passos no seu próprio terreno.

Em primeiro lugar, o PS parece estar refém do seu próprio passado. O lastro do anterior governo ainda pesa, e muito. Sócrates é uma espécie de urubu negro que paira no ar. A apresentação do programa macroeconómico teve como objetivo chancelar como credível um conjunto de alternativas às atuais políticas de austeridade emanadas de Bruxelas, sem contudo colocar em causa as constrições do Euro, do pagamento da dívida e do Tratado Orçamental. A questão é que Passos Coelho sabe, e António Costa também sabe, que a margem, a fresta para fazer diferente, em termos de política económica, é muito estreita. Isto leva a que as propostas do PS surjam como que inquinadas à partida porque devedoras da má consciência que advém do facto de não ter havido, pelo menos até ao momento, a coragem de dizer isso mesmo aos eleitores. Ou seja, Coelho sabe que Costa não pode dizer aos eleitores que fazer diferente, em termos de política económica, no atual quadro de inserção do país na Europa e no Euro, é quase tão difícil como fazer passar um camelo pelo buraco de uma agulha. Se o dissesse, seria desculpabilizar todos os dislates que o governo atual foi praticando nos últimos quatro anos.

Ora, como o PS não ousa sequer discutir tal inserção (“a Europa é indiscutível”, como disse recentemente António Costa), por muito bem-intencionados que sejam os seus desígnios e as suas preocupações sociais, elas são facilmente postas em causa pelas campanhas de intoxicação pafianas.

Restam os eleitores e os cidadãos, a quem não são deixadas alternativas, e que, ao que parece, só podem almejar, como resultado final de governação das próximas eleições, a escolha entre o péssimo e o sofrível. Mas entre o péssimo e o sofrível, não direi, ainda assim, que venha o diabo e escolha. Apesar de tudo, que venha o sofrível.


(Estátua de Sal, 15/08/2015)

Sem comentários:

Enviar um comentário