Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

terça-feira, 23 de setembro de 2014

No bom pano pode cair a nódoa:

Mas tem que se fazer tudo para a evitar. Porque senão a nódoa pode-se espalhar e dar cabo do “bom pano”. Vem isto a propósito, do que se passou ontem através da transmissão na Sporting TV do jogo referente à oitava jornada da Segunda Liga do futebol profissional, que aquele canal transmitiu. Até aqui tudo bem. 
E, não era de reparo da minha parte, se naquele canal, não estivesse a comentar o jogo um energúmeno qualquer. Sem conhecimento de causa do clube envolvido, S. C. Freamunde, para dar as incidências que nestas situações aos telespectadores, neste caso aos sportinguistas, porque regra geral são os que se dão ao “trabalho” de assistir a tal transmissão e, quando isso acontece, os aficionados do clube interveniente. Mas se fosse só isto o caldo não entornava.
Por isso o reparo da minha parte porque só não se sente quem não é filho de boa gente. Mas o reparo não devia ser só da minha parte. A direcção do S. C. Freamunde, o Núcleo Sportinguista de Freamunde e, porque não a Junta de Freguesia, também deviam de veemente protestar junto da direcção do Sporting Clube de Portugal.
É que maltratou um clube, os seus jogadores e uma terra, chegando ao ponto de quando Fausto falhou um golo dizer que o Sporting o devia contratar para defesa central. Mas na segunda parte quando Fausto marcou o segundo golo do Freamunde não disse que foi um mau atraso que Fausto fez para o guarda-redes do Sporting, uma vez que ele, Fausto, era defesa central. Entre muitas calinadas, onde tentou ser humorista, demonstrou que humorista não é quem quer mas sim quem tem queda. Quando um jogador do Freamunde tinha uma queda dizia: morreu! Mas situação igual com os jogadores sportinguistas dizia que era os jogadores do Freamunde que eram uns sarrafeiros. Conclusão: para o que devia estar informado não estava.     
Mas eu avivo a memória ao “energúmeno”. Freamunde é possuidor de um núcleo do Sporting, de uma casa do S. L. e Benfica e do F. C. Porto. Núcleo, esse, que já foi visitado por vários Presidentes do Sporting Clube de Portugal, Dias da Cunha, Soares Franco e outros mais, onde lhes foi servido um saboroso “Capão à Freamunde”. Esses presidentes fizeram-se acompanhar por altas figuras do sporting, Manuel Fernandes, Pedro Barbosa, aqui feito para o futebol de alto nível.
Também devia saber que o S. C. Freamunde até este momento é quem comanda a classificação da Segunda Liga e é a equipa com a melhor defesa, dois golos sofridos e treze marcados, sendo a terceira melhor avançada.
Que é um clube que fez em Março deste ano oitenta e um anos. Que já deu para vários clubes portugueses, incluído o Sporting, Pedro Barbosa e Ricardo Fernandes, para outros, Tonanha, André Leão, Antunes, estes com passagem pelas selecções de futebol português e, Taborda.
 Por isso exigia-se uma melhor informação e tratamento da parte desse energúmeno. Não faço esta crítica de ânimo leve. Também já a fiz ao Porto Canal quando tentou ironizar com a possível fusão entre o S. C. Freamunde e F. C. Paços de Ferreira. À Benfica TV até ao momento não o fiz porque a primeira vez que disputamos jogos oficiais (Taça de Portugal) o S. L. e Benfica tratou-nos com a dignidade que qualquer clube merece. Aliás, a receita do jogo que o Benfica tinha direito doou-a à Casa do Benfica de Freamunde e ao S. C. Freamunde por ter antecipado o jogo por causa do Benfica ter na semana seguinte competição europeia.
Por tudo o que exponho entendo que os sócios do S. C. Freamunde que fazem parte do Núcleo do Sporting deviam contestar a atitude que o tal “energúmeno” fez ao S. C. Freamunde. É como o ditado relata: “só não se sente quem não é filho de boa gente”.
E depois digo. Um bom pano não tem culpa que lhe caia uma nódoa mas, se não se precaver essa nódoa dá cabo do pano todo.           

Sem comentários:

Enviar um comentário