Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

sábado, 23 de agosto de 2014

Não são todos os dias que se faz noventa e nove anos:

Não senhor. Mas hoje o senhor Alfredo Matos (Cherina) está de parabéns pelos seus noventa e nove anos. E vale a pena. Pois encontra-se com uma lucidez que faz inveja a qualquer jovem. Gosto de conversar com ele. Conta-me coisas passadas e por vezes é com elas que as passo aos mais jovens.
Lembro-me de quando era miúdo com ele passar uns bocados de tempo. Fosse quando ia para a tamancaria das Costas fazer socos de círculo e meio círculo onde eu também trabalhava. Fazia com uma rapidez que eu admirava. E não era para menos. Trabalhava-se à peça e quanto mais pares de socos se faziam mais se ganhava porque se pagava pouco por cada par.
Também ainda recordo as vezes que ia às landres de carvalho para alimentar os porcos. Quantas vezes me cruzei com ele, aos domingos de manhã, na bouça da quinta do Pinheiro. O Zé Maria seu filho já era espigadote e também acompanhava o pai nessa azáfama.
E os anos que dedicou á Banda Marcial de Freamunde. Não sei se chegou a tocar com o nome que hoje a banda ostenta. Lembro-me de tocar saxofone e mais tarde pratos onde acabou a sua extensa actividade na Banda.
Ainda hoje é um consolo falar com ele. Por isso desejo-lhe as maiores felicidades neste e em outros dias que de certeza vai conseguir até fazer cem anos. Deus queira que sim.

Sem comentários:

Enviar um comentário