Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Em Freamunde somos assim:

Ainda não tínhamos acordado das nossas Sebastianas e eis que somos bafejados por outro evento que torna esta Nobre Terra num polo de cultura. Freamunde é isto mesmo. De dois em dois anos o Ensamble Vocal de Freamunde em colaboração com a Associação de Artes e Letras de Freamunde, vários Patrocinadores, Junta de Freguesia de Freamunde e Câmara Municipal de Paços de Ferreira, leva a efeito o programa FICC (Competição Coral Internacional de Freamunde) com a intenção de mostrar a vária cultura que estes coros trazem até nós. Da Polónia, os coros, Cantus Delicium, Canzona, Gaudium Choir of University of Wrocclaw, Uni. Env. And Life Sciences in Wrocclaw, Westpomeranian University of Tecnology Chamber Choir, da Venezuela, Coro Faces da Universidade dos Andes, da Lituânia, Marijampote Choir “Sulvalkija” e de Portugal, Capela Marta, CCAMC Paiva, Coro de Câmara de S. João da Madeira, Coro Leal da Câmara e Ensamble Vocal Notas Soltas.
De dezassete a vinte do corrente mês a alegria e boa disposição reinou entre estes convivas. E ontem no encerramento e entrega de prémios a alegria era geral. Não havia vencedores e vencidos. Os prémios e as menções honrosas eram de segundo plano. A convivência valia por tudo. Por isso não foi de estranhar que nas alocuções finais os maiores aplausos foram para a organização, seus patrocinadores e em especial para os funcionários que colaboraram neste evento, cozinheiras, funcionário Quim (da Celestinha) com a sua bonomia e gentileza, não deixaram de ser referenciados. Quem não sentiu um arrepiar dos pelos nos braços? Comigo aconteceu.
E… comecei a fazer uma retrospectiva de como tudo pode ser possível. Este é o terceiro certame. Os últimos dois foram realizados no Centro Escolar de Freamunde. O tal que era uma “Festa Socialista”. Mas que na hora do desenrasque valem-se dele. E podem crer que dá gosto entrar ali quanto mais ali conviver quer nas aulas ou nestes eventos. Por isso a alegria dos convivas. É que quando há boas instalações, boa comida e dormida é um passo grande para o estímulo. Julgo que não faltaram estes condimentos.
Freamunde e a sua gente sabem receber quem vem por bem. E para ser a cereja em cima do bolo era que este evento coincidisse com as festas Sebastianas. Assim dávamos aos coros convidados um pouco mais da nossa cultura. Quase que tenho a certeza que era para eles um evento de arromba. Assim iam para as suas terras ou países falar do que é possível esta gente realizar. Entendo que de futuro é de pensar nesta sugestão.

Na hora da despedida resta-me desejar a todos que nos visitaram uma boa viagem para as suas terras e países de origem e em dois mil e dezasseis cá os esperamos. Até lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário