Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A lista:


Quando era pequeno havia um padre que quando fazia o peditório anual – côngrua – revelava os nomes de quem contribuía e não contribuía. Havia um sem número de paroquianos que o criticavam pois dos muitos revelados que não contribuíam nem dinheiro tinham para comprar alimentos para a sua família. Tempos difíceis. Julgo que não demoram muito.
Se nesse tempo tivesse idade para discutir essa tomada de posição era contra. Entendo que quando alguém recebe algo deve ser discreto. Mais a mais a freguesia era grande e os que lhe davam era o bastante para a sua subsistência. E, o mencionar uma lista com o nome dos devedores, que não eram devedores, não havia um contrato, simplesmente o padre posteriormente negava-se a fazer os serviços que a Igreja prestava aos paroquianos, tais como: baptizados, funerais e casamentos sem receber o dinheiro em dívida.
Por isso é que digo que era contra essa forma de proceder. Com isto não quero dizer que sou contra as listas quando elas têm razão de ser. Hoje deparei com uma. Entendo que deve ser publicada e publicitada para memória futura. O mal que nos andam a fazer merecem ser denunciados e não sei se há matéria para os processar como crime contra humanidade.
Com ou sem matéria aqui vai a lista mas não é a de Schindler. Esse salvou muitos Judeus durante o Holocausto empregando-os em suas fábricas. Estes estão a levar-nos para o suicídio.

Sem comentários:

Enviar um comentário