Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Va Pensiero (Voa Pensamento):


Ao assistir às manifestações via televisão e ver a reacção e o semblante dos manifestantes recordei o vídeo do Coro dos Escravos, Va Pensiero, da Ópera Nabuco, de Verdi, ressaltou-me as imagens de alguns Conselheiros de Estado ao sair da reunião como se riam uns com os outros. Enquanto milhares de Portugueses que ali permaneciam, a pensarem, o que vai ser das suas vidas e dos seus familiares, alguns com lágrimas nos olhos, horas e horas sem comer mereciam maior respeito por parte dos conselheiros.
"Na Ópera "Nabucco" o Hino "Va Pensiero" é o canto de dor do povo hebreu que foi derrotado pelos Assírios, deportado para Babilônia e reduzido em escravidão. Na época da sua primeira representação (Milão - 1842) também o povo italiano estava sofrendo a dominação austríaca, por isso o Hino tornou-se o canto dolorido dos italianos contra o opressor austríaco e difundiu-se rapidamente por toda a Itália. A Ópera havia despertado o patriotismo dos italianos e logo em todos os muros das casas e dos palácios apareceu a escrita "VIVA VERDI" que na realidade era o anagrama de "Viva Vitorio Emanuele Rei da Itália". A censura do opressor foi derrotada!" 
Em Março de dois mil e onze, Riccardo Muti, o maestro, nunca repetiu o Va Pensiero, embora em todas as actuações lhe pedissem bis. Aqui acedeu pelo motivo de entre os espectadores se encontrar Sílvio Bersluconi, Primeiro-ministro de Itália, e ter havido um corte substancial na cultura e em vários ministérios e assim funcionou como protesto.
É sabido que quem assiste a estes espectáculos não é gente do povo, mas mesmo assim, sentiu-se ali patriotismo.        
Com um governo como o que nos tocou em sorte sem sensibilidade o Va Pensiero, não lhes diz nada. A estes só Ninis vestidas de organdi.       

Sem comentários:

Enviar um comentário