Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Freamunde e o desemprego:


O concelho de Paços de Ferreira está com uma taxa de desemprego de 27,99% sendo que Freamunde absorve a maioria desta percentagem. Há vários anos Freamunde era a freguesia do concelho que mais indústria e comércio possuía. Era na indústria da madeira - mobílias, material didáctico, carpintaria e artesanato. 
Na metalomecânica desde a construção de máquinas para artefactos da construção civil, mobiliário, candeeiros, gradeamentos, portões, fabrico de pregos, arame e parafusos. 

Na de lanifícios com a confecção de camisas, fatos para homens e mulheres, peúgas, lenços, pensos e ligaduras hospitalares. Ainda recordo a alegria sentida por mim quando na ilha da Madeira no E. P. do Funchal, deparei na enfermaria daquele E. P. com ligaduras elásticas e no seu rótulo dizia: Luteme, Luís Teles Meneses, fábrica de pensos e ligaduras hospitalares, Freamunde, Portugal. 
No comércio com restaurantes, cafés, tascas, duas feiras quinzenais bastante concorridas. Estas ainda existem mas em local diferente onde foi prejudicada com a afluência de compradores. Quer queiramos ou não  quando eram no centro de Freamunde eram mais concorridas. 
Queremos salvar uma face mas perdemos a outra. Na altura foi com a intenção de dar outra cara ao centro de Freamunde mas passados anos perdeu-se a cara e está-se a perder a feira. Ainda bem que as mais importantes, S. Luzia e S. António, voltaram ao centro. 
Uma vez que não se arranja um local definitivo para as feiras quinzenais porque não voltar novamente ao lugar primitivo? Ganhava a feira, talvez os negócios aumentassem e, ganhava o comércio tradicional. 
Enquanto há tempo vamos tentar recuperar o que ainda nos resta. 

Sem comentários:

Enviar um comentário