Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Freamunde. Terra de cultura:



Há tempos andava desejoso de possuir temas da opereta Gandarela quer em fotografias ou filme. Falei a várias pessoas e só consegui umas fotos tiradas em mil novecentos e sessenta e três, ano da estreia, num estado degradado derivado aos anos e à tecnologia da época. Não fiz nenhum vídeo devido à má qualidade das fotos. Não descansei até que consegui através dos senhores Nelson Lopes e Vitorino Ribeiro, do primeiro um DVD, do segundo, fotografias.

A partir daí só tinha que meter mãos à obra pois Freamunde merece que se dê conhecimento da sua cultura e os grupos de teatro quer o Grupo de Teatro Freamundense e Grupo de Teatro Pedaços de Nós também o merecem. Do teatro Pedaços de Nós tinha conseguido fotografias e DVDs quer das peças “Freamunde de Ontem e Hoje”, a “Ceia dos Cardeais” e “Amor de Perdição”, deste em filme e em fotografias, elaborei um vídeo de cada que publiquei textos no meu blogue e no YouTube.

Fiz uns sketches para retratar certas passagens, mas todos os DVDs do G. T. F. e do Pedaços de Nós estão publicados no YouTube onde podem ser vistos em todo Mundo pois a Internet a isso os transporta. Pena é que vária documentação sobre Freamunde não esteja exposta num arquivo. Aliás, julgo que quem tem documentos sobre Freamunde fazia gosto em doá-los. 
“Todos os dias acontecem coisas, umas de maior importância que outras. Outrora assim acontecia. É por isso que gosto de as relatar para os mais novos e vindouros saberem o que fizeram os seus antepassados. Conseguiram fazer de uma coutada, uma aldeia depois uma vila e hoje uma cidade a que se dá o nome: paz (Frieden) boca (Munde): Freamunde. ”  
Tanta história sobre Freamunde anda por aí ao abandono. Quando os seus proprietários morrerem os filhos não dão seguimento a esses documentos e depois passam para o arquivo da Suma. É pena. Os nossos avós que com esforço tudo fizeram para que Freamunde fosse o que é hoje.
De certeza que algum se soubesse disto dava voltas na tumba.

1 comentário:

  1. Caro, para quando um comentário em relação à actuação do Carlos Magno à frente da ERC?

    ResponderEliminar