Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

domingo, 3 de julho de 2011

Sebastianas já começaram:

No primeiro sábado do mês de Julho Freamunde engalana-se e vestido com o seu melhor fato - arcos iluminados, barracas de diversão, de comes e bebes e outras mais - para dar um ar das suas festas. É usual antes do repasto, as entradas, para compor um pouco o estômago da fome de um ano. Dizem que em Freamunde basta estoirar um foguete para a sua gente vir para a rua mostrar a alegria e o seu bairrismo por que um foguete a estoirar é sinónimo de festa.
Somos uma terra onde festejamos vários santos – S. António, Sª. Conceição e Sª. Luzia - mas é o Mártir S. Sebastião o nosso ex-líbris, não sendo o seu Santo Padroeiro - Divino Salvador - como em todas terras portuguesas existe e festejam, é a ele, que um grupo de festeiros e população em geral põe todo o seu labor para que de ano para ano seja melhor.
De há uns anos para cá, já se vai no nono, neste primeiro sábado de Julho é a entrega dos prémios aos vencedores das quadras ao Mártir S. Sebastião que a nível Nacional concorrem. E, alguns vêm de muito longe recebê-lo. Estas quadras tem como lema falar de Freamunde, das Sebastianas, ou em algo relacionado com elas, caso, as suas tradições: vacas de fogo, “mel”, procissão ou marcha alegórica. Assim, os concorrentes forasteiros ficam a conhecer um pouco de Freamunde e destas tradições.

Nestes dez anos - comemorou-se ontem dia um de Julho -aproveitou-se para convidar o sócio desta associação, Manuel António Pina, elegê-lo como sócio honorário, votado em Assembleia-Geral Extraordinária no dia vinte de Junho do ano corrente, por unanimidade e aclamação. Como é da praxe, Freamunde, tem carinho e admiração, por quem não sendo de cá, mas dedicou parte do seu tempo a ajudar pessoas ou instituições a serem conhecidas a nível nacional com a sua escrita. 
Sendo Freamunde uma terra de cultura e pouca falada a nível dos órgãos de comunicação social - falada ou escrita - só aparecem por cá se houver algo a colher, é com estes gestos que demonstramos o sermos apelidados de gente Bairrista, de Trabalho, Paz e Cultura. Recebemos estes exemplos dos nossos antepassados, quer notáveis ou gente do povo. Houve vários e como hoje foi recordado, e bem, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Freamunde, ao maior vulto da cultura Freamundense que foi: Fernando Santos. Foi com pessoas destas que escrevemos as nossas tradições e por elas é uma azáfama diária de vários cartolas para as levar o mais longe possível.
Gosto de dar a minha contribuição para isso e é com grande orgulho que me disponibilizo a levar a alguns Freamundenses, que se encontram fora de Freamunde, algumas imagens e notícias da sua terra. Estes dois vídeos são extensos mas … também é extensa a nossa tradição. Tem algum defeito no som derivado ao Auditório, Fernando Santos, estar localizado na Casa da Cultura de Freamunde e esta ter nas suas imediações uma estrada com bastante trânsito o que faz haver ruído de carros e de outro trânsito mas, não me senti capaz de cortar aqui ou acolá e o conteúdo ficar descontextualizado. Se pecar por excesso que me perdoem. 
Como referi em cima pelas entradas acho que o repasto vai ser formidável. Esperemos que sim.
Continua        

Sem comentários:

Enviar um comentário