Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

sábado, 11 de dezembro de 2010

Todos ao Teatro:

No dia 4 de Dezembro fui ver Amor de Perdição, Glosa Dramática em três partes, do romance de Camilo Castelo Branco, adaptação de Romeu Correia e encenação de Vitorino Ribeiro, que o Grupo de Teatro da Associação Cultural Recreativa Pedaços de Nós, pôs em cena a 1 de Outubro do ano corrente. 
Há muito que não ia ver uma peça de teatro. Fiquei deslumbrado com o que vi. Não estava preparado para o avanço que os grupos de teatro têm revelado. De vez em quando via uma peça na televisão mas não me apercebia da técnica que foi introduzida quer nos cenários, luminotecnia, música e guarda-roupa. Assim pude ver a rapidez com que se muda o cenário, a beleza da luz e do guarda-roupa, são aspectos que só pessoalmente dá para crer. Não há tempos mortos como antigamente. Os meus parabéns para o autor dos cenários assim como na luminotecnia, música e guarda-roupa. 
No que diz respeito às actrizes e actores vê-se que ali há trabalho (ensaios) e dá a entender que se trata de profissionais. Então o papel de Simão, Mariana, João da Cruz e Teresa são deslumbrantes. Pus por essa ordem porque Simão e Mariana estão mais tempo em palco e dialogam mais. 
O Papel de Teresa é bem desempenhado mas não tão interventivo. O de Mariana e Simão é um espanto. Companhias de teatro profissional venham a Freamunde ver estes actores. 
Deixei o papel de João da Cruz para mais tarde. Vou explanar mais o seu papel. Conheço e privo com o actor e foi uma surpresa agradável o seu desempenho. Não lhe conhecia esta veia artística. 
Aliás, há tempos quando o vi a fazer parte do grupo de percussão da Associação Recreativa Pedaços de Nós, pensei para mim, aqui está um exemplo de que nunca é tarde para aprendermos algo. 
Ao vê-lo representar o papel de João da Cruz fiquei mais convicto disso mesmo e por mim digo vai em frente que isso é obra. Vale a pena ir assistir ao Amor de Perdição.
Dos restantes já se conhecia o seu valor. Também quero deixar uma palavra de encorajamento à minha irmã, Virgínia Fernanda, pela sua actuação. Não lhe conhecia estes dotes. Para a frente é que é o caminho.
Vou me dispor a ir ver novamente o Amor de Perdição e aconselho a população de Freamunde a ir assistir para verem o que estas pessoas são capazes de fazer. É um tempo ganho. Acreditem.

3 comentários:

  1. É uma belíssima peça de Teatro já fui ver e adorei, então a mariana e o tadeu de albuquerque espetacular...

    Muitos Parábens

    ResponderEliminar
  2. Anónimo:
    Concordo consigo é uma peça espectacular. Não é só Mariana e Tadeu Albuquerque que representa bem é o conjunto. No papel de Tadeu Albuquerque (Carneiro Alves) todos temos conhecimento dos seus dotes artísticos. Agora Mariana que - interpretação - e João da Cruz deixa-me estupefacto pois são uns estreantes. Todos são estupendos. Cenários, luminotecnia, música e guarda-roupa.
    Por isso aconselho. Todos ao teatro.

    ResponderEliminar
  3. muito bonita a peça.

    Parabens a todos,
    continuem.

    Parabens pelas belas actrizes, com tanto talento, e tão jovens. sigam essa carreira que sois melhores, que muitas profissionais que vemos todos os dias.

    ResponderEliminar