Rádio Freamunde

https://radiofreamunde.pt/

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Hoje, faz dez anos que tomou posse um dos governos que atingiu maiores níveis de apoio popular da nossa democracia. Não podia deixar de marcar a data, com um artigo de opinião, no jornal Público. Não percam:

“Em 2015, depois de quatro anos duros, de desesperança e angústia, abriu-se um raio de esperança com a formação de um governo apoiado por uma maioria absoluta, constituída por todos os partidos de esquerda representados no parlamento: PS, PCP, BE e PEV. Eram muito poucos os que acreditavam na sua viabilidade, mesmo dentro do Partido Socialista. A verdade é que não só foi possível chegarmos a acordo, como também foi possível garantirmos que a legislatura chegasse ao fim, com estabilidade e com grande apoio popular.(…)”


“(…)No entanto, o mais importante desta inédita solução governativa esteve mesmo nas políticas e nos seus resultados. O maior e a mais importante foi que se provou, na prática, aquilo que a esquerda vinha a dizer há anos - o equilíbrio nas contas públicas não se atinge com austeridade. Pelo contrário, a estratégia austeritária é uma corrida para o fundo que destrói empresas e encolhe a economia.(…)”

“(…)O governo apoiado pelo PS, PCP, BE e PEV aumentou o salário mínimo nacional como nunca tinha sido aumentado em Portugal, debaixo das críticas do atual Ministro das Finanças, que advertia para o risco de aumento do desemprego. Este foi, aliás, mais um mito que destronámos - o salário mínimo bateu recordes de crescimento, mas o nível de emprego também.(…)”

“​(…)A solução governativa, constituída em 2015, foi de uma riqueza imensa e merece ser celebrada; mas tão, ou mais, importante é sermos capazes de retirar desse período e dessa experiência governativa os ensinamentos que nos permitirão recuperar a confiança dos portugueses.(…)”

“(…)É preciso recuperar a confiança para vencermos eleições, mas vencermos eleições para transformarmos estruturalmente a forma como a maioria dos portugueses vive e como se distribui o fruto do seu trabalho.”

Sem comentários:

Enviar um comentário