Esta declaração mostra o Reino Unido e a UE a mendigar (de forma humilhante) um lugar na mesa de negociações de paz para a guerra da Ucrânia.
Estou convencido que não terá esse lugar. Porque só tem lugar a uma mesa de negociações quem de facto tem poder. E neste conflito da Ucrânia só têm poder a Rússia e os EUA. Mais ninguém. A Europa é zero. Nenhum país europeu (excepto a Polónia) tem forças armadas dignas de respeito.
A Ucrânia também não tem poder porque neste conflito aceitou actuar como carne para canhão dos EUA. Esta Ucrânia de Zelensky só existe graças aos EUA. O actual regime de Kiev só existe porque os EUA resolveram financiar e apoiar um regime de nacionalistas extremistas (os únicos ucranianos suficientemente loucos para alinhar neste projecto de suicídio da Ucrânia para enfraquecer a Rússia) no golpe de estado violento da Praça Maidan em 2014 que derrubou o governo de Yanukovitch, democraticamente eleito com confortável maioria.
A Alemanha, França e o Reino Unido estão militarmente “de tanga”, incapazes de projectar forças credíveis para qualquer teatro de operações.
E, por outro lado, não merecem esse lugar à mesa de negociações de paz porque neste conflito a Europa esteve sempre do lado da guerra e nada (nada mesmo, zero) fez para uma solução pacífica, pelo contrário, tudo fez para o prosseguimento da guerra…
Neste conflito, a Europa actuou sempre como humilde serviçal da anterior administração americana de Biden que utilizou a Ucrânia para desgastar a Rússia, de forma a manter a hegemonia americana a nível mundial. Não é invenção minha. Está em muitos documentos oficiais americanos de consulta aberta e em múltiplas declarações de congressistas americanos de ambos os partidos do sistema Republicanos e Democratas, o mais notável caso é, pela sua brutal franqueza, o do Republicano Lindsay Graham).
É por isso que a Europa não estará à mesa de negociações. Os criados nunca são convidados o ara a mesa dos senhores…
Para fechar há ainda uma trágica ironia: esta declaração da UE+Reino Unido auto-intitula-se como “Declaração de Weimar”. Como diz o Antonio Gil no seu post sobre esta declaração (do qual copiei esta ilustração) como acabou a República de Weimar? Acabou com a ascensão do nazismo do III Reich de Hitler…
Sem comentários:
Enviar um comentário